RELEVÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL COMO ROTINA ORGANIZACIONAL

Autores

  • Samanta Martins Dutra Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP https://orcid.org/0009-0004-4927-0025
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP

Resumo

As empresas enfrentam novos desafios a todo instante e, cada vez mais, se deparam com ambientes de incertezas, que podem comprometer sua saúde financeira. Para o sucesso organizacional, os empresários necessitam do maior número possível de informações claras e objetivas a respeito do desempenho do empreendimento. Assim, a auditoria demonstra ser uma aliada importante ao acompanhar e identificar as informações sobre os recursos gerados e aplicados, o resultado operacional e a variação patrimonial. Com base nisso, o estudo explorou a importância da auditoria contábil como uma forma relevante de apoio a gestão organizacional. Foi realizada uma análise bibliográfica e pesquisa em repositórios digitais para identificar conceitos, características e a importância da auditoria como uma rotina nas empresas. A análise verificou que a auditoria contribui para que os objetivos organizacionais sejam atingidos, além de contribuir para aprimorar os processos internos nas áreas auditadas. Foi evidenciado que a auditoria é um recurso relevante, sendo crucial para apoiar a decisão dos gestores. Além de aprimorar os controles e processos internos, a auditoria atua na identificação de riscos que possam impactar a continuidade da empresa, contribuindo para a gestão de riscos. Por fim, demonstrou-se que os auditores internos desempenham um papel necessário ao avaliar imparcialmente a empresa. Eles vão além dos aspectos financeiros e relatórios, ao buscar maneiras de impulsar o crescimento. Sua contribuição se reflete na obtenção de informações precisas sobre a situação econômica, financeira e patrimonial da organização, contribuindo para o sucesso e crescimento por meio de estudos e consultorias, além de ser uma ferramenta útil no combate à fraude e erros.

Biografia do Autor

Samanta Martins Dutra, Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP

Bacharelanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2025).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP

Doutoranda em Administração pela UFU. Mestra em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU. Especialista em Gestão Pública pela UFU; em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI; em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA; em Logística pela Faculdade Pitágoras. Bacharel em Administração pela UNIFUCAMP; em Ciências Contábeis e graduada em Pedagogia pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela UFU. Mestra em Gestão Organizacional pela UFG, campus Catalão. Pós-graduada em Auditoria Contábil pela FAVENI. Graduada em Administração pela UNIFUCAMP. Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

07/10/2025