EVIDENCIAÇÃO DO RISCO SACADO: como grandes empresas registram a operação

Autores

Resumo

O risco sacado é uma operação financeira em que é realizado um sistema de adiantamento de recebíveis, que envolve uma ligação entre a empresa, o fornecedor e a instituição financeira, com o objetivo de melhorar a gestão e reduzir a necessidade de capital de giro. Assim, o estudo objetivou descrever de forma detalhada o conceito de Risco Sacado e apontar suas vantagens e desvantagens. Para isso, foi feita uma análise qualitativa e documental por meio de demonstrativos públicos de três de empresas de capital aberto, sendo elas: Magazine Luiza S.A., Gerdau S.A. e Braskem S.A., além de busca em sítios eletrônicos e artigos científicos correlacionados. Foi possível detectar e exemplificar o tema com clareza e objetividade. Na prática, as empresas transparentes e bem-intencionadas classificam as informações de Risco Sacado como passivos onerosos. Porém, muitas empresas não informam, sequer, o volume de Risco Sacado presente em sua conta de fornecedores, o que pode induzir o investidor ao erro durante a análise financeira, a partir da subavaliação das obrigações financeiras detidas pela companhia.

Biografia do Autor

Antônio Antunes Costa Neto, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Administração (2023). Graduando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP.

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Administração pela UNIFUCAMP e Contabilidade pela instituição Cruzeiro do Sul. Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA. Especialista em Logística pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Especialista em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU. Professora do curso de Administração na UNIFUCAMP.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Downloads

Publicado

13/04/2025