O CRESCIMENTO DO EMPREENDEDORISMO MOTIVADO PELA PANDEMIA COVID-19
Resumo
O empreendedorismo é a capacidade de identificar potenciais problemas e oportunidades e investir recursos e habilidades para criar um negócio, projeto ou movimento capaz de abraçar a inovação, gerar mudanças e causar impacto. Logo, o objetivo do estudo foi analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, como a pandemia Covid-19 impulsionou o crescimento do empreendedorismo no Brasil, no qual as pessoas investiram por necessidade criando novas oportunidades. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica. A seleção do material utilizado foi feita por meio de buscas no Google Acadêmico e SciELO, com recorte temporal a partir do ano de 2010. Os empreendedores identificam, planejam, criam e desenvolvem novas ideias aproveitando as oportunidades que o mercado de trabalho apresenta. O desenvolvimento de um novo negócio é um projeto que leva à adição de serviços existentes. Devido às drásticas mudanças nos estilos de vida, culturas e interações sociais dos indivíduos causadas pela crise do Covid-19, uma visão de liderança, tal como entendida pelos empreendedores, foi necessária para encontrar novas soluções, diferentes formas de pensar para se adaptar a um novo modo de vida. Com isso, percebeu-se que mesmo durante a pandemia, o empreendedorismo não parou de crescer. O processo de desenvolvimento de um novo negócio deve ser planejado e estruturado, incluindo todas as etapas, negociações e acordos com potenciais interessados. Essa é uma maneira de aumentar drasticamente as chances de sucesso de um novo negócio. Concluiu-se que o empreendedorismo contribuiu para a estruturação dos processos de negócio e para a implementação de uma série de ações que permitiram às empresas e aos empreendedores desenvolverem capacidades para cumprir e adaptar-se à inovação no período de crise.