O CRESCIMENTO DO EMPREENDEDORISMO MOTIVADO PELA PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Cristiane Henrique Batista Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895

Resumo

O empreendedorismo é a capacidade de identificar potenciais problemas e oportunidades e investir recursos e habilidades para criar um negócio, projeto ou movimento capaz de abraçar a inovação, gerar mudanças e causar impacto. Logo, o objetivo do estudo foi analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, como a pandemia Covid-19 impulsionou o crescimento do empreendedorismo no Brasil, no qual as pessoas investiram por necessidade criando novas oportunidades. A metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica. A seleção do material utilizado foi feita por meio de buscas no Google Acadêmico e SciELO, com recorte temporal a partir do ano de 2010. Os empreendedores identificam, planejam, criam e desenvolvem novas ideias aproveitando as oportunidades que o mercado de trabalho apresenta. O desenvolvimento de um novo negócio é um projeto que leva à adição de serviços existentes. Devido às drásticas mudanças nos estilos de vida, culturas e interações sociais dos indivíduos causadas pela crise do Covid-19, uma visão de liderança, tal como entendida pelos empreendedores, foi necessária para encontrar novas soluções, diferentes formas de pensar para se adaptar a um novo modo de vida. Com isso, percebeu-se que mesmo durante a pandemia, o empreendedorismo não parou de crescer. O processo de desenvolvimento de um novo negócio deve ser planejado e estruturado, incluindo todas as etapas, negociações e acordos com potenciais interessados. Essa é uma maneira de aumentar drasticamente as chances de sucesso de um novo negócio. Concluiu-se que o empreendedorismo contribuiu para a estruturação dos processos de negócio e para a implementação de uma série de ações que permitiram às empresas e aos empreendedores desenvolverem capacidades para cumprir e adaptar-se à inovação no período de crise.

Biografia do Autor

Cristiane Henrique Batista, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2022).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

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Publicado

18/02/2024