IMPACTOS DA FESTA DE NOSSA SENHORA D'ABADIA NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE ROMARIA - MG

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Resumo

As festas religiosas existem há séculos. O mercado turístico desempenha papel crucial no intercâmbio cultural e na economia global. Desse modo, a cidade de Romaria, no estado de Minas Gerais, é um município que se destaca no âmbito do turismo religioso. Logo, o objetivo do estudo foi identificar de que maneira a cidade é impactada, no contexto financeiro, com a realização da festa em homenagem a Nossa Senhora d’Abadia. Para alcança-lo foi realizada uma pesquisa de campo, aplicada em forma de questionário, em busca de identificar a percepção dos moradores da cidade em relação ao período de festa e os demais períodos do ano, com foco no quesito financeiro. O estudo identificou informações relevantes sobre como o período de festa afeta positivamente a economia municipal. A celebração da festa é um evento de grande importância para a cidade em termos financeiros, culturais e sociais, tendo sido realizada desde o início da existência do município e está intimamente ligada ao progresso da cidade. A cidade, que é tranquila durante o ano, fica em estado de euforia pelo número de turistas, romeiros e visitantes, além de ser beneficiada pela arrecadação de renda extra por parte dos habitantes e comerciantes locais. Isso ocorre por meio da realização de trabalhos temporários, locação de passeios, casas, banheiros e estacionamento de veículos, entre outros. Assim, a cidade é beneficiada pela realização da popular festa de agosto, especialmente a população mais jovem, que tem a chance de ingressar no mercado de trabalho, mesmo que de forma sazonal e informal.

Biografia do Autor

Maria Abadia de Oliveira, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

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Publicado

18/02/2024