O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS RELAÇÕES DE CONSUMO

Autores

  • Izadora Oliveira Assis
  • Simone Teles da Silva Costa
  • Paulo Victor Antônio Chaves
  • Marcia Rodrigues Luiz da Silva
  • Mario Roberto Filho
  • Marcos Roberto Francisco Alves

Resumo

Este artigo tem como objetivo apontar os efeitos da sociedade de consumo sobre o meio ambiente, bem como no desenvolvimento organizacional, a elevada produção em relação à demanda. Embasada em uma pesquisa básica e qualitativa que busca descrever sobre a sociedade de consumo, foi desenvolvida uma abordagem de cunho bibliográfico sobre a temática discutida. Diante das pesquisas realizadas constata-se a existência de uma sociedade de consumo como agente causador das mudanças ambientais e organizacionais, motivada pela busca constante de produtos, em sua maioria compras supérfluas, os quais levam as empresas a fornecerem e crescerem no mercado explorando em grande escala os recursos naturais com o desejo de altos índices de lucratividade. Por fim, infere-se que nessa era de tecnologia o enfoque ao desejo dos consumidores, que deve ser atendido pelas organizações é fortemente divulgado pelas mídias, no intuito de estimular novos clientes e, consequentemente, percebe-se uma crescente exploração do meio ambiente e a poluição deste.

Downloads

Publicado

25/07/2021