UMA ANÁLISE DAS VARIÁVEIS CRÍTICAS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA A PARTIR DA BIOMASSA RESIDUAL DE CANA DE AÇÚCAR

Autores

  • Carlos Roberto Souza Carmo Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Resumo

Este ensaio teve por objetivo analisar alguns dos motivos que podem estar levando as usinas sucroenergéticas a se desmotivarem economicamente em relação à produção e comercialização de energia elétrica a partir da utilização do palhiço, enquanto biomassa residual de cana-de-açúcar, e, ainda, suscitar alguns questionamentos relacionados à viabilidade de uma possível retomada da produção e comercialização de energia elétrica a partir da queima do palhiço da cana-de-açúcar. Para tanto, introdutoriamente foi realizada a contextualização da temática envolvendo questões relacionadas à produção de energia de maneira sustentável e o processo de aproveitamento da biomassa residual oriunda da produção do etanol e do açúcar, ou seja, o bagaço e o palhiço da cana-de-açúcar. Na sequência, foi apresentado um conjunto de fatores endógenos que poderiam ser caracterizados como possíveis determinantes da não utilização do palhiço no processo de cogeração de energia elétrica. Adicionalmente, foi realizada uma análise em que se verificou que o fator exógeno preço pode caracterizar-se como a principal variável inviabilizadora do aproveitamento do palhiço da cana na produção e comercialização da energia elétrica obtida a partir da sua queima. E, finalmente, com base na teoria relacionada a processos de custeamento, foram levantados questionamentos que podem direcionar futuros estudos voltados para a análise de viabilidade acerca da produção e comercialização de energia elétrica a partir da queima do palhiço da cana-de-açúcar.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU)

Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela  FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo (DE) da Universidade Federal de Uberlândia-UFU. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade,  Finanças, Contabilidade Gerencial e de Custos, Métodos Quantitativos Aplicados.

Downloads

Publicado

30/01/2018