EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA E NOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Resumo
Este artigo visa discutir sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular, os benefícios que a inclusão pode proporcionar aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, bem como refletir sobre as estratégias e metodologias e os problemas enfrentados em sala de aula no tocante a aprendizagem destes alunos. Este estudo oportuniza ao educador desenvolver uma visão holística sobre sua atuação relacionando teoria à prática e os resultados de suas ações, com o objetivo de conscientizar e promover reflexões sobre sua práxis. Em tempo, é importante ressaltar que utilizamos como referencial teórico: Carvalho (2000; 2003; 2004), Mantoan (2003), Mittler (2000), Werneck (2000), artigos e sites da internet que acertadamente discorreram sobre o assunto. A metodologia utilizada é a qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica, na qual realizamos um levantamento das discussões em relação a temática. O resultado esperado desta pesquisa é o de promover uma indicação de mudança de atitudes e de conceituação do que seja a inclusão e o trabalho desenvolvido neste ambiente através de uma reflexão crítica sobre a ação do educador num processo global no qual haja o envolvimento de todos os segmentos.
Palavras-chave: inclusão; necessidades especiais; aprendizagem.