ALUNOS COM NECESSIDADES AUDITIVAS ESPECIAIS E INCLUSÃO NA ESCOLA REGULAR: UMA POSSIBILIDADE
Resumo
Os debates acerca da escola inclusiva têm sido cada vez mais constantes. Respaldada em leis, as crianças portadoras de necessidades especiais têm direito a estudarem nas escolas de ensino regular. Entretanto, o que se observa é que, na maioria das vezes, os portadores de necessidades especiais não recebem atendimento adequado nas instituições de ensino regular, pois tanto a escola quanto o professor que está na sala não têm preparo suficiente para promover uma educação que seja realmente inclusiva. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo analisar quais são as reais possibilidades de inclusão de alunos portadores de Deficiência Auditiva na rede regular e os elementos que influenciam no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica em autores como CAMPOS (1990), COUTO (1985) e MARCHESI (1987). Somando-se a isso, foi feita uma entrevista com uma supervisora escolar que trabalha com portador de deficiência auditiva em uma escola regular. Este artigo pretende mostrar que a escola inclusiva deve, sobretudo, considerar e valorizar a diversidade, a fim de que tanto alunos portadores de deficiência quanto os demais estudantes aprendam a conviver respeitosamente com as diferenças.
Palavras-chave: 1. Deficiência Auditiva; 2. Inclusão Escolar; 3. Ensino-aprendizagem.