DA CONSTITUIÇÃO DE 1988 AO PNE 2014-2024: AVANÇOS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Autores

  • Ricardo Baratella Universidade de Uberaba
  • Hudson Helliton Gomes Lima Universidade de Uberaba
  • Geraldo Rodrigues Marins Neto Universidade de Uberaba
  • Petrônio Ferreira da Silva Júnior Universidade de Uberaba

Resumo

O presente artigo analisa a trajetória das políticas públicas educacionais no Brasil, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 até o encerramento da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024. A Constituição de 1988 consolidou a educação como direito social e dever do Estado, abrindo caminho para avanços normativos e estruturais no campo educacional. O estudo destaca marcos importantes, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), os planos decenais de educação e os mecanismos de financiamento. A análise do PNE 2014-2024 evidencia conquistas, como a ampliação do acesso à educação básica, e desafios persistentes, como a valorização do magistério, a redução das desigualdades educacionais e o cumprimento das metas previstas. Utilizando abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e documental, o artigo propõe uma reflexão crítica sobre os limites e potencialidades das políticas educacionais no período analisado, apontando caminhos para a efetivação do direito à educação com qualidade e equidade no Brasil. Além disso, considera-se o impacto de fatores políticos, econômicos e sociais na implementação das políticas, bem como os entraves estruturais enfrentados pelos entes federativos. O estudo também destaca a importância da participação social e do controle democrático na formulação e avaliação das políticas públicas educacionais. Ao final, o artigo reafirma a necessidade de um novo pacto nacional pela educação, comprometido com a justiça social, a inclusão e a superação das desigualdades históricas que marcam o sistema educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Hudson Helliton Gomes Lima, Universidade de Uberaba

Graduação em Ciências Biológicas/Biologia pelo Centro Universitário do Triângulo (2006). Especialização em Gestão Escolar pela FAVENORT. Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba (2023). Gestor Escolar na Escola Estadual de Guaicuí, no município de Várzea da Palma - Minas Gerais. Professor de Ciências e Biologia na Educação Básica.

Geraldo Rodrigues Marins Neto, Universidade de Uberaba

Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. Especialização em Saúde Pública e/ou Escolar pelo Conselho Regional de Biologia - CRBio4. Especialização em Gestão Ambiental, Biodiversidade e Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia Alberto Einstein. Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba (2023). Gestor Escolar na Escola Estadual Irmãos Guimarães, no município de Guimarânia - Minas Gerais. Biólogo. Professor de Ciências e Biologia na Educação Básica.

Petrônio Ferreira da Silva Júnior , Universidade de Uberaba

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR (2005), Mestrando em Educação pela Universidade de Uberaba UNIUBE (2023-2025). É pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Integradas de Jacarepaguá FIJ (2009) e Gestão Pública pela Faculdade Focus (2022). Atualmente é Professor de Educação Física Ensino Médio Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, desde 2003 e Professor de Educação Física Anos Iniciais - Secretaria Municipal de Educação de Porteirinha-MG desde 2016. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase no Esporte e Saúde.

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Publicado

05/08/2025

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Artigos