ENTRE POLÍTICAS E SALA DE AULA: EDUCAÇÃO INTEGRAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Vinicius Gonçalves Freneda UNESP Marília

Resumo

Este artigo visa analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir da perspectiva da integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em paralelo com a Educação Integral em tempo integral, tendo como base de análise as Tipologias de Políticas de Educação Integral em Tempo Integral (Parente, 2016), que a partir de questões pedagógicas e/ou sociais fomentam a educação em tempo integral. Teve como metodologia a pesquisa bibliográfica qualitativa, onde buscou compreender o posicionamento do Estado, por meio dos documentos curriculares orientadores, em relação a educação integral em tempo integral e as TDICs, compreendendo que para o desenvolvimento de uma educação integral se faz necessário alinhá-las. Portanto, estabeleceu a intencionalidade do PNE e da BNCC quanto a inserção de ambas, reconhecendo a relevância na educação básica brasileira.

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Publicado

06/08/2025

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Artigos