QUANDO A TECNOLOGIA ENTRA EM SALA DE AULA: ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
A crescente adoção de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino superior traz inovações, mas também desafios que demandam estudo aprofundado. Este artigo explora dilemas éticos enfrentados por educadores ao integrar IA em práticas pedagógicas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Por meio de revisão bibliográfica, foram examinados conceitos de ética no contexto educacional, identificadas implicações morais e analisadas as estratégias de formação e capacitação para abordar esses desafios. A pesquisa utilizou uma estratégia de busca estruturada com descritores e operadores booleanos, selecionando artigos revisados por pares, publicados entre 2022 e 2024 nas bases Capes Periódicos e Dialnet. Os resultados destacam como principais dilemas a privacidade de dados, o viés algorítmico, a fraude acadêmica e a possível redução da interação humana no aprendizado. A formação ética dos educadores se revela essencial para promover uma aplicação responsável da IA visando uma educação mais equitativa e centrada no aluno. O estudo contribui para o debate sobre a responsabilidade ética no uso da IA na educação superior, propondo o desenvolvimento profissional docente como prioridade para enfrentar desafios impostos pela tecnologia.