INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DESEMPENHOS “IA versus IA” E “IA versus HUMANO”

Autores

Resumo

Esta investigação científica teve por objetivo geral avaliar comparativamente o desempenho de seis chatbots diferentes aplicados à resolução de atividades acadêmicas de um curso de graduação em ciências contábeis, sob as perspectivas “IA x IA” e “IA x humano”. Para tanto, foram utilizados três tipos diferentes de questões (questões binárias, do tipo verdadeira ou falsa; questões de múltipla escolha, com quatro possíveis alternativas sendo só uma correta; e, questões que demandaram respostas abertas a serem fornecidas a partir da realização de lançamentos contábeis, apuração de resultados e elaboração de demonstrativos contábeis), além da aplicação dessas mesmas atividades para um grupo formado por 67 estudantes (humanos) de um curso de graduação em ciências contábeis. Após realizar análises qualitativas apoiadas em métodos quantitativos aplicados, os resultados desta pesquisa mostraram que os chatbots apresentaram um desempenho semelhante ao dos alunos integrantes da amostra desta pesquisa em questões binárias e de múltipla escolha. Contudo, essas ferramentas de IA alcançaram um desempenho ligeiramente inferior aos humanos em questões abertas. Assim como aconteceu em estudos anteriores de natureza correlata, pôde-se observar que os chatbots tendem a se sair melhor ao atenderem solicitações que demandam maior detalhamento nas suas execuções, principalmente, a partir da aplicação de regras e avaliações com argumentos mais estruturados. Por outro lado, eles apresentaram pior desempenho naquelas tarefas que demandaram a elaboração de demonstrações financeiras a partir dos saldos apurados segundo lançamentos contábeis.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). Especialização em Ciência de Dados e Big Data Analytics (2024). Especialização em Data Mining (2024). Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Python (2023). MBA em Controladoria e Finanças (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Renata de Oliveira Souza Carmo, Universidade de Uberaba (UNIUBE) e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Uberaba-MG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia – PPGED-UFU (2018). Possui licenciatura em Letras Português-Inglês e Pedagogia. Atua como professora de língua portuguesa e língua inglesa, suas literaturas e suas metodologias de ensino na Universidade de Uberaba e na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Uberaba-MG. 

Márcia Fernandes Pinheiro de Ávila, Faculdade Anhanguera de Uberlândia

Mestre em Administração. Graduação em Direito. Graduação em Psicologia. Graduação em Administração de Empresas. Professora da Faculdade Anhanguera de Uberlândia.

Lucimar Antônio Cabral de Ávila, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP, EAESP – FGV. Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU).

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Publicado

02/04/2025

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Artigos