INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DESEMPENHOS “IA versus IA” E “IA versus HUMANO”
Resumo
Esta investigação científica teve por objetivo geral avaliar comparativamente o desempenho de seis chatbots diferentes aplicados à resolução de atividades acadêmicas de um curso de graduação em ciências contábeis, sob as perspectivas “IA x IA” e “IA x humano”. Para tanto, foram utilizados três tipos diferentes de questões (questões binárias, do tipo verdadeira ou falsa; questões de múltipla escolha, com quatro possíveis alternativas sendo só uma correta; e, questões que demandaram respostas abertas a serem fornecidas a partir da realização de lançamentos contábeis, apuração de resultados e elaboração de demonstrativos contábeis), além da aplicação dessas mesmas atividades para um grupo formado por 67 estudantes (humanos) de um curso de graduação em ciências contábeis. Após realizar análises qualitativas apoiadas em métodos quantitativos aplicados, os resultados desta pesquisa mostraram que os chatbots apresentaram um desempenho semelhante ao dos alunos integrantes da amostra desta pesquisa em questões binárias e de múltipla escolha. Contudo, essas ferramentas de IA alcançaram um desempenho ligeiramente inferior aos humanos em questões abertas. Assim como aconteceu em estudos anteriores de natureza correlata, pôde-se observar que os chatbots tendem a se sair melhor ao atenderem solicitações que demandam maior detalhamento nas suas execuções, principalmente, a partir da aplicação de regras e avaliações com argumentos mais estruturados. Por outro lado, eles apresentaram pior desempenho naquelas tarefas que demandaram a elaboração de demonstrações financeiras a partir dos saldos apurados segundo lançamentos contábeis.