PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE A SUA SAÚDE MENTAL
Resumo
: A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Durante esse período, ocorrem mudanças físicas, emocionais e cognitivas significativas, caracterizadas pela busca de independência, formação de relacionamentos e descoberta de interesses e valores individuais. As relações parentais desempenham um papel fundamental nesse processo, influenciando positiva ou negativamente a saúde mental dos adolescentes. O estudo teve como objetivo analisar como as relações parentais se relacionam com a saúde mental dos adolescentes, especificamente identificando a percepção desses jovens sobre o tema. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, realizado com 15 adolescentes de 11 a 14 anos, estudantes do ensino fundamental II de uma escola privada da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com os dados analisados qualitativamente a partir do método de Bardin e organizados com o software MAXQDA. Os resultados foram agrupados em três categorias: (i) percepção dos adolescentes em relação aos seus estados emocionais, (ii) relações parentais e seu papel na saúde mental dos adolescentes e (iii) rede de apoio e comportamentos frente a contextos estressores. Conclui-se que compreender a percepção dos adolescentes sobre a saúde mental pode subsidiar ações promotoras de saúde voltadas para essa fase da vida.