PERCEPÇÃO DE ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL FRENTE A SUA SAÚDE MENTAL

Autores

Resumo

: A adolescência é uma fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Durante esse período, ocorrem mudanças físicas, emocionais e cognitivas significativas, caracterizadas pela busca de independência, formação de relacionamentos e descoberta de interesses e valores individuais. As relações parentais desempenham um papel fundamental nesse processo, influenciando positiva ou negativamente a saúde mental dos adolescentes. O estudo teve como objetivo analisar como as relações parentais se relacionam com a saúde mental dos adolescentes, especificamente identificando a percepção desses jovens sobre o tema. Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, realizado com 15 adolescentes de 11 a 14 anos, estudantes do ensino fundamental II de uma escola privada da Região Metropolitana de Porto Alegre/RS. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas, com os dados analisados qualitativamente a partir do método de Bardin e organizados com o software MAXQDA. Os resultados foram agrupados em três categorias: (i) percepção dos adolescentes em relação aos seus estados emocionais, (ii) relações parentais e seu papel na saúde mental dos adolescentes e (iii) rede de apoio e comportamentos frente a contextos estressores. Conclui-se que compreender a percepção dos adolescentes sobre a saúde mental pode subsidiar ações promotoras de saúde voltadas para essa fase da vida.

Biografia do Autor

Aline de Sena Damian, Universidade Luterana do Brasil/ Ulbra

Psicóloga Clínica Hospitalar. Responsável Técnica em Serviço Escola de Psicologia na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestranda em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico no contexto Clínico pelo Núcleo Médico Psicológico/RS. Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Willian Gomes da Silva, Faculdade Brasileira de Inovação (FABIN)

Psicólogo concursado da Fundação Municipal de Saúde de São Leopoldo/RS. Mestre em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade Pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Avaliação Psicológica com ênfase em Contextos de Saúde e Hospitalar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Direitos Humanos nas Relações Étnico-raciais, Gênero e Diversidade pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-graduando em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduado em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor do curso de Psicologia da Faculdade Brasileira de Inovação (FABIN).

Aline Groff Vivian, UNILASALLE

Psicóloga Clínica. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É Psicoterapeuta de Orientação Psicanalítica (IEPP). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação (ULBRA). Docente e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento Humano (PPGSDH) e Professora do Curso de Psicologia da Universidade La Salle, Canoas/RS (UNILASALLE). Editora da Revista Saúde e Desenvolvimento Humano (RSDH) da UNILASALLE.

Fernanda Pasquoto de Souza

Psicóloga Clínica. Pós-doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Mestre em Ciências Médicas: Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, com formação em Terapia do Esquema credenciada internacionalmente. Atua como professora em cursos de Pós Graduação; e ministrou aulas na graduação de psicologia por mais de 15 anos

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Publicado

02/04/2025

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Artigos