FORMAÇÃO DOCENTE: UM ELO PERDIDO, QUAL CAMINHO SEGUIR PARA RESSIGNIFICAR AS LICENCIATURAS?
Resumo
O artigo volta-se a uma reflexão teórica em relação às políticas educacionais internacionais, o controle sobre docente nas instituições escolares e universitárias e as iniciativas emergentes que buscam superar os limites impostos pelo neoliberalismo. Com foco na realidade brasileira, a partir de dados do Censo da Educação Superior do Inep (Brasil, 2024) e do Mapa do Ensino Superior no Brasil (Instituto Semesp, 2024), que revelam um cenário de defasagem de professores existentes, explora-se o potencial das abordagens da didática complexa e transdisciplinar para superar os desafios neoliberais. Essas abordagens permitem a criação de espaços de emancipação, alinhando-se a práticas críticas que desafiam as estruturas de poder e promovem uma educação verdadeiramente transformadora. O artigo, igualmente, explora a formação inicial e continuada de professores em enfoques críticos e emancipatórios, propondo alternativas ao modelo tradicional de ensino e de gestão educacional. Para o desenvolvimento do estudo, recorremos aos autores Libâneo, 2021; Longarezi; Pimenta; Puentes, 2023; Luckesi, 2023; Morin, 2000, 2007; Lopes; Gastão; Silva, 2024; Rosa; Santos, 2016; Suanno 2023, 2024. A análise destaca a importância de formar professores que compreendam o trabalho pedagógico de maneira complexa e integrada, apontando caminhos para uma educação emancipatória e humanizadora.