FORMAÇÃO DOCENTE: UM ELO PERDIDO, QUAL CAMINHO SEGUIR PARA RESSIGNIFICAR AS LICENCIATURAS?

Autores

Resumo

O artigo volta-se a uma reflexão teórica em relação às políticas educacionais internacionais, o controle sobre docente nas instituições escolares e universitárias e as iniciativas emergentes que buscam superar os limites impostos pelo neoliberalismo. Com foco na realidade brasileira, a partir de dados do Censo da Educação Superior do Inep (Brasil, 2024) e do Mapa do Ensino Superior no Brasil (Instituto Semesp, 2024), que revelam um cenário de defasagem de professores existentes, explora-se o potencial das abordagens da didática complexa e transdisciplinar para superar os desafios neoliberais. Essas abordagens permitem a criação de espaços de emancipação, alinhando-se a práticas críticas que desafiam as estruturas de poder e promovem uma educação verdadeiramente transformadora. O artigo, igualmente, explora a formação inicial e continuada de professores em enfoques críticos e emancipatórios, propondo alternativas ao modelo tradicional de ensino e de gestão educacional. Para o desenvolvimento do estudo, recorremos aos autores Libâneo, 2021; Longarezi; Pimenta; Puentes, 2023; Luckesi, 2023; Morin, 2000, 2007; Lopes; Gastão; Silva, 2024; Rosa; Santos, 2016; Suanno 2023, 2024. A análise destaca a importância de formar professores que compreendam o trabalho pedagógico de maneira complexa e integrada, apontando caminhos para uma educação emancipatória e humanizadora.

Biografia do Autor

Patrícia Pereira da Silva Lopes, IFMT

Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFG na linha de pesquisa: formação, profissionalização docente e trabalho educativo. Doutorado Sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (andamento/2024) financiado pelo Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da CAPES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - UNEMAT campus Cáceres (2019) na linha de pesquisa: Formação de professores, políticas e práticas pedagógicas. Especialista em Educação à Distância pela AVM Faculdade Integrada do Rio de Janeiro (2013). Licenciada em Letras Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2014). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2009). Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT na Pró-Reitoria de Ensino - PROEN atuando na Diretoria de Graduação. Experiência na área de Educação. Membro dos Grupos de Pesquisa: a) DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7805627761585698 - DGP/CNPq da UFG; b) Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Didática do IFMT; c) Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras - RIEC e Membro da Asociación de Escuelas Creativas ADEC (Barcelona/ES). Membro associada na ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro associada na ANDIPE - Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Temas de interesse, acadêmico, profissional e pesquisa: educação; desenvolvimento curricular; avaliação escolar; avaliação do ensino e da aprendizagem; práticas avaliativas; políticas de avaliação (dos sistemas, institucional, de desempenho, pedagógica); orientação e supervisão pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem; formação inicial e continuada de professores; didática; complexidade e transdisciplinaridade; criatividade, inovação, escolas criativas e ecoformação; práticas pedagógicas inovadoras e criativas; profissionalização docente e trabalho educativo.

Amarília Mathilde da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação/Universidade Federal de Goiás (UFG) (PCI-UFG/IFMT). Professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - IFMT. Membro do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DGP/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6957163188338240. ORCID: https://orcid.org/0009-0009-4467-0456 E-mail: amarilia.silva@discente.ufg.br Endereço: Rua Clarindo Epifânio da Silva, 1015 - Condomínio Villa d’Capri - Despraiado / Cuiabá/MT, 78048-004. Telefone: 55+(65) 98122-9855

Núria Lorenzo Ramírez, Universitat de Barcelona

Doctora en Educació per la Universitat de Barcelona (1997). Llicenciada en Ciències de l’Educació per la Universitat de Barcelona (1990). Diplomada en Biblioteconomia i Documentació per l’Escola Jordi Rubió i Balaguer (1994). Professora Titular d’Universitat en el Departament de Didàctica i Organització Educativa (2001-). He impartit docència a diferents Graus, Postgraus i Màsters en Educació: Mestre d’Educació Infantil i Primària, a Psicopedagogia, a Educació social i a Treball Social, Criança 0-3 i acompanyament familiar, Persones amb discapacitats i Drets Socials. Així mateix també he fet i he coordinat activitats de formació permanent del professorat des del IDP-ICE. Coordinadora del Grup de Recerca Consolidat d’Innovació i Assessorament Didàctic (GIAD-SGR2017-1315) de la UB. Principals línies d’investigació: didàctica, educació infantil, creativitat, estratègies d’ensenyament i aprenentatge, educació al llarg de la vida. Colaboradora estrangeira no do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DGP/CNPq). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416603457049696. Orcid: https://portalrecerca.csuc.cat/orcid/0000-0003-0094-386. E-mail: nuria.lorenzo@ub.edu Endereço: Facultat D’educació. Passeig de la Vall d’Hebron, 17, 08035 Barcelona. Telefone: 34+  934035122

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Barcelona - UB-ES. Doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília - UCB-DF. Mestre em Educação pela Universidad de La Habana-Cuba revalidado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Psicólogo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. Professor Titular da Universidade Estadual de Goiás. Professor Titular do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - IELT-UEG. Editor Chefe da Revista Plurais - Anápolis-UEG. Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0083918417985786. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0624-5378 E-mail: suanno@uol.com.br Endereço: PPGIELT. Av. Juscelino Kubitschek, nº 146 - Bairro Jundiaí. Caixa Postal 459, Anápolis - GO, CEP: 75.110-390, Bloco II - 3º Andar. Telefone: 55+ (62) 3328-1188

Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Orientadora. Pós-doutora pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora efetiva Programa de Pós-Graduação em Educação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas (DGP/CNPq). Vice-presidente da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ANDIPE (2023-). Lattes: http://lattes.cnpq.br/7736117519324293. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5892-1484. E-mail: marilzasuanno@uol.com.br Endereço: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Rua 235, Setor Universitário - Faculdade de Educação - Sala 249, 74605-050 - Goiânia - Goiás - Brasil. Telefone:  55+ (62) 3209-6321

 

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Publicado

29/03/2025

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Artigos