PROFESSOR, PLANEJAMENTO E PROFISSIONALISMO: RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL NA PRÁTICA DOCENTE
Resumo
O presente trabalho resulta dos estudos abordados na Pós-graduação em Administração, Planejamento, Inspeção, Supervisão e Orientação Educacional para a Educação Básica, pelo Unifucamp – Centro Universitário Mário Palmério. Tem como objetivo refletir a relação imprescindível entre professor, planejamento e profissionalismo, ressaltando a importância da premeditação escolar associada à prática docente em sala de aula, tendo em vista que ambas são instâncias primordiais no processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica para aprofundar o assunto estudado. Neste estudo, consideramos o planejamento uma ferramenta pedagógica que norteia a ação docente, para que assim permeiem as atividades dentro da sala de aula e que tenham como finalidade dar significado a construção do conhecimento. Meditamos que o ato de planejar e agir na profissão, faz parte da nossa história, sendo fundamental na vida humana, e no contexto escolar não é diferente, o planejamento das aulas é o que faz a diferença na prática pedagógica do professor e na sua contribuição no desenvolvimento dos alunos.