EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁFRICA DO SUL: ALGUNS DESAFIOS

Autores

Resumo

O artigo tem como objetivo de analisar a Educação Profissional e Tecnológica na África do Sul na atualidade. A pesquisa é fruto dos primeiros resultados de um projeto de educação comparada que mapeia a Educação Profissional no Continente Africano, por meio de pesquisadores do Sul do Brasil. A investigação bibliográfica apresenta a realidade econômica, política, cultural e educacional sul africana e aponta os principais desafios a serem superados em termos de educação técnica, vocacional e treinamento na África do Sul. Conclui-se ,  ainda que o discurso de educação como prioridade seja reiterado na África do Sul e no mundo, muitas vezes sem contrapartida eficaz nas políticas públicas e na distribuição orçamentária, é de se notar que o ensino profissional está, de fato, na ordem do dia da África do Sul. O país reconheceu a necessidade de investir em ensino continuado que não envolva necessariamente universidades propriamente ditas. A formação de profissionais desde artesãos e padeiros até técnicos de energias renováveis e especialistas em transporte marítimo tem utilidade prática e imediata para a sociedade.

Biografia do Autor

Carlos Odilon da Costa, Universidade de Blumenau - FURB

Pós Doutor em Educação pelo Programa em Pós-Graduação em Educação PPGE/FURB (2021), Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2017). Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau/FURB (2005). Especialista em Metodologia do Ensino Religioso. Especialista em Metodologia de História e Geografia. Especialista em Gestão e Tutoria Educação a Distância. Especialista em Educação Especial Inclusiva. Especialista em Administração, Supervisão e Coordenação. Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho. Graduado em licenciatura em Ciências da Religião, Graduado em Licenciatura em Pedagogia, Graduado em Licenciatura em Educação Especial e Graduado em Licenciatura em Geografia. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS do Programa Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB e do Grupo de Pesquisa GEPALE do Programa Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Indígena, Cultura, Currículo, Educação Interétnica/afrodescendente, Interculturalidade, Emancipação, Autonomia, Karl Marx, Paulo Freire, Bem Viver, Ubuntu, Educação do Campo , EJA, Educação Profissional e Tecnológica. Educação/Pedagogia Social. Educação Integral. Anticolonialidade e Antimodernidade (Decolonialidade). Sustentabilidade e Agroecologia. Professor Voluntário Universidade Regional de Blumenau/FURB. Professor substituto da Universidade Regional de Blumenau/FURB, nas seguintes disciplinas: Universidade Ciência e Pesquisa, Políticas Públicas em Educação, Geografia Econômica, Geografia Humana, Metodologia da Pesquisa em Educação. Educação Intercultural Indígena. Didática e Currículo. Professor substituto UFSC Blumenau, nas disciplinas de Educação e Direitos Humanos e Psicologia da Aprendizagem . Professor na Educação Básica nas Disciplinas de Geografia e Ensino Religioso.

Antônio José Muller, Universidade de Blumenau - FURB

Possui Doutorado em Educação - Liderança e Administração Educacional - pela The University of Texas at El Paso (2004). Atualmente é professor titular da FURB (Universidade Regional de Blumenau) no Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado em Educação) e Departamento de Educação Física e faz parte do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação - EDUCOGITANS da FURB . No grupo EDUCOGITANS participa do projeto "observatório Iberoamericano de estudos comparativos em educação" e do projeto de pesquisa "Mapas conceituais da educação de jovens e adultos em Iberoamerica". Especialista em Paulo Freire e com larga experiência na área de Educação e Esporte, com ênfase em Educação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação no Brasil, educação e inclusão social, estudos comparativos entre o Brasil e EUA. Administração Escolar, projeto político pedagógico, sport and globalization entre outros. Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis - MEC/INEP. Trabalhou como docente da graduação presencial e coordenou os programas de pesquisa e extensão do núcleo de ensino a distância e foi coordenador do curso de educação física da Uniasselvi em Santa Catarina, professor de ensino superior em nível de graduação e pós-graduação no Brasil, EUA e Arábia Saudita. Ex- Diretor Pedagógico do Colégio Energia Blumenau e Diretor de Instrução da Paso Del Norte Academy (Charter School) em El Paso-EUA. Professor de ensino fundamental e médio por 12 anos no Colégio Bom Jesus Santo Antonio. Atuou anteriormente na Fundação Educacional de Brusque UNIFEBE e professor de pos-graduação da Uniasselvi-Pós-graduação. Tem Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (1990) e Pós-Graduação/Especialização em treinamento desportivo-voleibol pela UNIG/RJ. 

Marcos Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Possui Graduação em Bacharel de Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1984); Mestre em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1997); Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014); Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB). É bolsista do Programa Nacional de pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores da Rede Estadual (GEREDs) sobre História da África e Africanidades. Foi consultor da elaboração da Proposta Curricular da Rede Estadual de Santa Catarina. Atua como palestrante nos municípios de Santa Catarina e Paraná sobre a aplicabilidade da Lei nº 10.639 e da Lei nº 11.645 no currículo. É autor e co-autor de livros sobre a temática África e Africanidades Brasileiras. Atua principalmente nos seguintes temas: Teologia, Diversidade Cultural, Aspectos Sociais, História do Negro na América Latina e no Brasil e Religiões Tradicionais Africanas e Latino-Americanas. 

Downloads

Publicado

11/04/2024

Edição

Seção

Artigos