A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS: mapeamento dos trabalhos apresentados na ANPED entre 2015 e 2022
Resumo
O ensino da Língua Portuguesa deve ser garantido a todos os alunos brasileiros matriculados na educação básica, seja no ensino público ou privado. Para tanto, um dos desafios que o sistema educacional se depara, é como ensinar esta língua para os alunos surdos, considerando que nas últimas décadas as legislações e documentos nacionais para a educação têm reforçado a necessidade de ensiná-la na modalidade da leitura e da escrita. Dito isso, o presente artigo tem como objetivo mapear os trabalhos publicados na base de dados da ANPEd, sobre a formação docente e o ensino da Língua Portuguesa para surdos no período entre 2015 e 2022. A pesquisa é de caráter quali- quatitativa, onde utilizou-se como método a análise interpretativa dos trabalhos identificados. Foram encontrados 14 (quatorze) resumos expandidos que abordavam sobre a surdez, sendo que para efeito de análise e discussão apenas 3 (três) relacionavam com o propósito deste artigo. Os achados permitiram concluir que ao considerarmos o período estipulado no Decreto 5.626/2005, para a inserção da disciplina “ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas” na formação de professores, acredita-se que as exigências previstas nestes documentos, não foram atendidas, pois há certa carência de publicações e discussões sobre esse tema nos GTs.