Subsunção do público ao privado por meio do Pacto pela Educação do Pará

Autores

  • Cassio Vale Universidade Federal do Pará
  • Terezinha Fátima Andrade Monteiros dos Santos Universidade Federal do Pará

Resumo

O artigo objetivou analisar como ocorre a subsunção do público ao privado na educação paraense por meio de parcerias decorrentes do Pacto pela Educação do Pará, programa do governo estadual lançado em 2013 para elevar os índices educacionais. A subsunção é compreendida como uma categoria marxista que pode ser observada na sociedade capitalista por meio de relações de poder implícitas ou explícitas, e se manifesta nas parcerias em que há a sujeição ou subordinação do setor público às orientações do privado. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, constatou-se que a subsunção do público ao privado na educação paraense ocorre pela intensa participação do setor privado desde a formulação do Programa, além de pela maioria dos representantes nos Comitês regionais e estadual do Pacto estar ligada ao setor privado.

Biografia do Autor

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA).

Terezinha Fátima Andrade Monteiros dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Pará. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA).

Downloads

Publicado

03/09/2023