A TEORIA DAS HABILIDADES COGNITIVAS E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Autores

  • Anderson Oramisio Santos
  • Guilherme Saramago de Oliveira
  • Maria do Carmo Rodrigues
  • Tatiane Daby de Fátima Faria Borges

Resumo

Esta pesquisa se desenvolveu na perspectiva da Psicologia da Educação Matemática e buscando investigar as ideias e postulados sobre habilidades cognitivas e seus componentes para a aprendizagem em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação foi ancorada numa abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, com percurso pela meta-analise apoiado nos escritos dos estudiosos como: Wielewski (2005), Giorgion (2010), García (1995) dentre outros, fundamentados na obra do psicologo russo Vadim Andreevich Krutetskii (1917-1989), traduzida para o inglês sob o título “The Psychology of Mathematical Abilities in Schoolchildren”. Constatou-se que na pesquisa que o processo de atividade cognitiva, aprendizagem é individual é que originam a particularidade com que são desenvolvidas as habilidades em matemáticas, uma vez que os sujeitos possuem diferentes potenciais para desenvolverem atividades em Matemática.

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Publicado

07/01/2022