AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS QUE PERMEIA O ENSINO DA MATEMÁTICA: REFLEXÕES E ENLACES TEÓRICOS

Autores

  • Cristiana Barra Teixeira
  • Maria Cezar de Sousa
  • Guilherme Saramago de Oliveira

Resumo

Esta tessitura envolve concepções sobre formação e prática docente que permeiam as tendências pedagógicas no ensino de Matemática analisadas a partir de uma investigação teórica impulsionada pela questão: quais as concepções sobre formação e prática docente permeiam as tendências pedagógicas no ensino de Matemática? No seu encalço delineamos como objetivo geral de analisar as concepções sobre a formação e a prática docente a partir das tendências pedagógicas que permeiam o ensino de Matemática. E, especificamente, identificar, descrever e interpretar as concepções sobre formação e prática docente nas tendências pedagógicas que permeiam o ensino de Matemática. Desenhamos uma intersecção do estudo sobre as tendências de Libâneo (2005) com as definições de Fiorentini (1995) sobre as tendências no ensino de Matemática. Considerando as influências recebidas das tendências pedagógicas no exercício da docência no ensino da Matemática, uma vez que, a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítica que implicam diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem, destacamos que os professores realizam o seu trabalho na escola conforme esses pressupostos teóricos, explícita ou implicitamente. Nos achados, pontuamos que observar as tendências pedagógicas estão entranhadas nos processos formativos bem como nas práticas docentes, no que tange ao ensino de Matemática, essa percepção é essencialmente importante para que se possa provocar reflexões na e sobre a prática pedagógica vislumbrando a consolidação de um processo de ensino e de aprendizagem pautado na reflexão, na sensibilização e na tomada de consciência social e política diante dos cenários postos pela sociedade contemporânea.

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Publicado

28/07/2020