O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENLACES PEDAGÓGICOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
Resumo
Com objetivo de discorrer sobre os enlaces pedagógicos na resolução de problemas no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, desenvolvemos este estudo bibliográfico no encalço da questão: Quais os enlaces pedagógicos na resolução de problemas matemáticos na Educação de Jovens e Adultos? No delineamento teórico buscamos as contribuições dos estudos de: Fonseca (2007), Brasil (1997), D’Ambrósio (2005), Teixeira (2012), Tufano (2001), Machado (2002), Nogueira e Darsie (2009) dentre outros. Abordamos algumas ideias sobre a EJA e suas particularidades, discutindo os desafios para o ensino de Matemática nessa modalidade educativa ao tempo que elegemos contribuições teóricas acerca dos enlaces pedagógicos na resolução de problemas no ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos. Pontuamos que a EJA tem peculiaridades que devem ser respeitadas e que os jovens e adultos alunos são portadores de conhecimentos matemáticos que carecem de reconhecimento no contexto escolar de modo a (re)significar os conteúdos curriculares dessa disciplina. Nesse sentido, pautamos que os enlaces pedagógicos na resolução de problemas matemáticos podem mobilizar os discentes da EJA na elaboração de estratégias ao tempo em que potencializam autonomia na participação, criticidade e criatividade. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Ensino de Matemática. Resolução de problemas.Downloads
Publicado
11/04/2018
Edição
Seção
Artigos