AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA A LEITURA E ESCRITA PROFICIENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Itatiana Fernandes Silva Fundação Carmelitana Mário Palmério

Resumo

Os níveis de analfabetismo têm caído no Brasil ao longo dos últimos 10 anos, mas os níveis de proficiência em leitura, escrita e interpretação ainda são baixos nos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Uma das formas de conseguir que o aluno seja alfabetizado no tempo certo é o uso consciente, permanente e criativo de metodologias de alfabetização que envolvam os recursos das diversas formas de linguagem que podem ser trabalhadas na escola, pois não basta balbuciar letras, o aluno precisa decodificar e entender todo tipo de texto que lê, que vê, que ouve, que acessa. O objetivo geral foi analisar uma coleção de livros didáticos da alfabetização para saber quais as propostas que traz para o trabalho com múltiplas linguagens; para tanto utilizou-se o levantamento e leitura de uma bibliografia virtual e física selecionada sobre o tema, escolha e análise da coleção “Letramento e alfabetização”, da coleção Ápis, escrito por Borgatto, Bertin e Marchezi, da editora Ática. Podemos apontar que a coleção analisada tem uma proposta construtivista que procura trabalhar gêneros textuais diversificados, usando a oralidade e a produção de texto como formas de levar a criança a gostar de ler, a saber interpretar o que leu, entender e criar a partir do texto inicial. Tem propostas de atividades criativas, mas peca por não trabalhar com outras linguagens (cinema, música, televisão, internet, redes sociais, etc.) que poderiam ser um fator de incentivo para que as crianças construíssem suas habilidades e competências de leitura e se tornassem proficientes ao final dos três anos iniciais do Ensino Fundamental. Se o livro não traz essas sugestões cabe ao professor introduzi-las nas atividades para que o aluno as utilize de forma significativa para sua aprendizagem.

Palavras chave: Recurso Pedagógico. Livro didático. Leitura e escrita proficiente.

Downloads

Publicado

24/02/2018