AUTONOMIA E MUNDO INFANTIL: REFLEXÕES À LUZ DE HANNAH ARENDT

Autores

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Resumo

À luz das reflexões de Hannah Arendt, este texto tem por objetivo problematizar a noção de autonomia infantil, relacionando-a à chamada “crise na educação” e às reflexões acerca dos modos de educar as novas gerações. O presente estudo, de caráter bibliográfico, fundamenta-se principalmente na obra Entre o passado e o futuro (2013). Todavia, para destrinçar os fios conceituais que constituem a trama do pensamento arendtiano e almejar os objetivos propostos, o texto decompõe-se em três partes: primeiramente, busca-se compreender os aspectos da crise na educação elaborados por Arendt; por conseguinte, reflete-se sobre o lugar da autoridade na educação; e, por fim, problematiza-se a noção de “autonomia infantil”, tão disseminada nos discursos pedagógicos hodiernos. Para tanto, procura-se argumentar se, ao contrário de querer libertar as crianças dos padrões originários impostos pelo mundo adulto, a pedagogia, talvez, esteja camuflando o fato de que as crianças são seres em desenvolvimento e, por isso, carecem do cuidado e da proteção dos adultos frente aos desafios do mundo. Por isso, ao querer libertar as crianças da autoridade dos adultos, elas são sujeitadas a uma autoridade muito mais esmagadora: a tirania do grupo ou da maioria, como se fossem uma minoria oprimida. Esse mesmo movimento, no entanto, pode impedir o imprescindível diálogo entre as gerações quando adota as especificidades como uma muralha para construir um mundo próprio para as crianças. 

Biografia do Autor

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUI), Especialista em Metodologia de Ensino de História pela Uniasselvi e Licenciado em História e Sociologia pela mesma Instituição. Bolsista CAPES. Áreas e autores de investigação: Modernidade, Educação, Infância, Política, Hannah Arendt. Participa do grupo de estudo sobre: Teoria Crítica e Educação; Estudos Hermenêuticos e Teorias pedagógicas e dimensões éticas e políticas da educação do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências (UNIJUÍ).

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Publicado

03/09/2017