Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto deverá estar afinado com os objetivos da revista: as reflexões teórico-metodológicas críticas da sociedade, do estado e do direito burguês, na área das Ciências Humanas e Sociais.
  • Os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial, que decidirá sobre a conveniência ou não da publicação, indicando, quando necessário, as alterações a serem feitas.
  • Os textos devem ser configurados no programa Word, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1 ½ e alinhamento justificado, exceto “Referências” que devem estar em espaçamento simples e sem alinhamento à direita.
  • Título: na primeira linha, centralizado, negrito, fonte Times New, tamanho 12.
  • O nome do (s) autor (es): duas linhas abaixo do título, alinhado à esquerda – escrever em maiúsculas somente as iniciais dos nomes. Informar a instituição de origem e um email válido: uma linha abaixo do nome.
  • Resumo: duas linhas abaixo do nome do autor. Colocar a palavra RESUMO. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado. Fonte: Times New Roman, corpo 12, para todo o resumo.
  • Palavras-chave: em número mínimo de 03 e máximo de 05, uma linha abaixo do resumo. Colocar o termo “Palavras-chave” somente com a inicial em maiúscula. Fonte: Times New Roman, 12. Cada palavra-chave deve ter a primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa e deve ser separada das demais por ponto final.
  • Os artigos deverão conter Abstract e Key-words
    Abstract: duas linhas abaixo das palavras-chave, escrito em inglês. Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado.
  • Key-words: Mesma formatação do item palavras-chave
  • O texto deverá estar revisado e possuir entre 5 e 30 páginas.
  • As notas explicativas deverão ser inseridas no rodapé, e citações de autores no conteúdo do texto.
  • Apresentar ao final do texto, referências bibliográficas em ordem alfabética, de acordo com as atuais normas da ABNT.
  • O material para a publicação deverá ser encaminhado pelo sistema de submissão eletrônica em programa Microsoft Word.
  • As ilustrações (fotos, tabelas e gráficos), quando forem absolutamente indispensáveis, deverão ser apresentadas em folha separada, acompanhadas da respectiva legenda (de acordo com as normas da ABNT). As ilustrações deverão ser em preto e branco.
  • A revisão das Línguas Portuguesa e Inglesa, formatação segundo as normas da ABNT e da revista SÃO DE RESPONSABILIDADE DO(S) AUTORES DO TRABALHO.
  • O autor deverá apresentar, em arquivo separado, página (folha de rosto) contendo:
    • título do trabalho na língua em que foi escrito e inglês;
    • nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) das seguintes informações: titulação mais alta e área de conhecimento, filiação com nome da instituição e unidade a que pertence, endereço, e-mail, telefone e fax;
    • resumo do trabalho na língua em que foi escrito e inglês (abstract).

    Os documentos referidos para impressão, preenchimento, digitalização e envio poderão ser obtidos efetuando o download dos itens abaixo.

Diretrizes para Autores

Ao Conselho Editorial cabe a aceitação dos artigos para publicação, que poderão ser devolvidos aos autores com sugestões para adequá-los à publicação.

Observações:

  • A revista aceita contribuições em forma de artigos, resenhas ou papers sobre as áreas de sua especialidade, sendo os conteúdos de responsabilidade dos autores que serão informados sobre a publicação ou não de seus trabalhos.
  • Ao Conselho Editorial cabe a aceitação dos artigos para publicação, que poderão ser devolvidos aos autores com sugestões para adequá-los à publicação.

A submissão de artigos deve ser feita através de sistema de submissão eletrônica. O trabalho passará por um processo de dupla avaliação cega, realizada por dois membros do Conselho Editorial e/ou pareceristas nomeados pelo Coordenador do periódico. Feita a avaliação, o trabalho poderá ser (1) aprovado para publicação; (2) aprovado, mas com a publicação condicionada à observância de sugestões dos avaliadores; ou (3) rejeitado. Dá-se franca preferência aos trabalhos originais e inéditos.

Os textos dos artigos devem ser redigidos em idioma português ou espanhol, contendo:

  • a) título, em português ou espanhol e em inglês;
  • b) nome completo do autor;
  • c) brevíssima qualificação do autor, em português ou espanhol;
  • d) resumo, em português ou espanhol e em inglês, de até 10 linhas;
  • e) palavras-chave, em português ou espanhol e em inglês (até 5);
  • f) referências.

Os textos dos artigos devem estar digitalmente formatados em arquivo .DOC, nos seguintes termos:

  • a) paginação em folha A4 (29,7 x 21 cm) – margens superior e esquerda, 3cm; margens inferior e direita, 2cm;
  • b) fonte Times New Roman, tamanho 12;
  • c) espaçamento entrelinhas 1,5;
  • d) alinhamento justificado;
  • e) termos em língua estrangeira deverão estar em itálico;
  • f) demais destaques no corpo do texto deverão estar em negrito.

Quanto à formatação de conteúdo, é necessário observar que:

  • a) os artigos, preferencialmente, não devem exceder 30 páginas;
  • b) citações no corpo do próprio texto devem estar entre aspas e referidas expressamente; caso a citação ultrapasse 3 linhas, deve-se blocá-la, mediante o recurso específico do programa editor de texto;
  • c) as referências bibliográficas e informações incidentais devem ser feitas na própria página, no corpo do texto, utilizando-se do sistema AUTOR-DATA;
  • d) tabelas, quadros e gráficos deverão ser numerados sequencialmente por tipo, no título, com algarismos arábicos, e menção da fonte dos dados;
  • e) as referências bibliográficas, em notas de rodapé e, ao final, na bibliografia, devem estar formatadas da seguinte maneira:
  • I. livro: SOBRENOME, Nome. Título em itálico, edição. “Traduzido por” nome do tradutor (se for o caso). Local de publicação: Editora, ano.
  • II. capítulo: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico, edição. “Traduzido por” nome do tradutor (se for o caso). Local de publicação: Editora, ano. p. página inicial-página final.
  • III. artigo: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, local de publicação, v. ano-ouvolume, n. número-ou-fascículo, p. página inicial-página final, data.
  • IV. publicações eletrônicas: mesmo padrão (se livro, capítulo ou artigo), especificando-se, contudo, o endereço completo do site (URL) e a data de consulta (“último acesso em:”). 
O(os) autor (res) deve (em) assegurar-se que a identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo do periódico.

Artigos

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