A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DE RELACIONAMENTO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA POLLYANNA FESTAS

Autores

  • Elvilaine Cliér Ferreira Mendes FUCAMP
  • Cassio Raimundo Valdisser
  • João Silva Mafra

Resumo

Este artigo consiste em um estudo de caso realizado na empresa Pollyanna Festas, sediada no município de Abadia dos Dourados – MG. A pesquisa visa fazer uma análise sob a importância do marketing de relacionamento. Assim sendo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as estratégias de marketing, com vistas a avaliar as ações de relacionamento no processo de fidelização de clientes com o propósito de desenvolver um conjunto de valores que levariam à satisfação e longevidade do relacionamento entre a empresa e a comunidade. A pesquisa bibliográfica contou com publicações sobre a temática em livros, revistas, artigos científicos, periódicos, entre outros. Realizou-se ainda uma pesquisa exploratória através da aplicação de questionários para vinte e quatro clientes, para todas as funcionárias da empresa, num total de cinco, e, ainda, uma entrevista com a diretora, que é também proprietária da empresa. A aplicação de questionários e a realização de entrevista foram muito importantes para o entendimento de questões sobre o relacionamento da empresa em pauta com a comunidade que atende.

PALAVRAS-CHAVE: Marketing de Relacionamento; Clientes; Fidelização.

Downloads

Publicado

24/06/2016