POSSÍVEIS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS DAS OLIMPÍADAS DE 2016 NO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Carina Rodrigues de Lima Fatec do Ipiranga
  • Edgar Keiti Takaki Fatec do Ipiranga
  • Aline Correia de Sousa Colantuono Fatec do Ipiranga

Resumo

Em todo mundo há um amplo debate sobre os custos e os benefícios de se receber megaeventos, visto que o efeito positivo é pouco significativo frente ao montante de investimento realizado. Como um evento de grande proporção, os Jogos Olímpicos atraem investimentos para a cidade sede e demandam recursos financeiros governamentais para o cumprimento dos requisitos impostos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar os possíveis legados de âmbito econômico, social e ambiental na realização dos Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Para a elaboração deste artigo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, por meio da qual foram examinados dados e informações do IBGE e de outras fontes secundárias, tais como: trabalhos científicos, relatórios técnicos e reportagens divulgadas na grande mídia.

Biografia do Autor

Carina Rodrigues de Lima, Fatec do Ipiranga

Técnica em Administração pela ETEC Guaracy Silveira, Graduada em Tecnologia de Gestão Comercial pela Fatec Ipiranga e Assistente de Atendimento ao Cliente da Brasilprev Seguros e Previdência S.A.

Edgar Keiti Takaki, Fatec do Ipiranga

Estudante de Graduação em Tecnologia de Gestão Comercial pela Fatec Ipiranga e Gerente de Inside Marketing pela Agência Orientales.

Aline Correia de Sousa Colantuono, Fatec do Ipiranga

Economista, mestre em economia pela UNESP, doutoranda em desenvolvimento econômico pela UNICAMP e professora de economia da FATEC Ipiranga.

Downloads

Publicado

12/08/2016