MARKETING VIRAL: UM ESTUDO DE CASO DE TRÊS VÍDEOS DO BANCO ITAÚ QUE SE TORNARAM VIRAIS DE SUCESSO
Resumo
Com o uso cada vez mais crescente da internet, exigem-se das organizações novos meios de se comunicar com seu mercado consumidor, dando origem ao marketing digital e, ainda, ao marketing viral. O marketing viral remete à ideia de espalhar a mensagem como um vírus, buscando o seu compartilhamento por meio da disseminação e propagação espontânea dos próprios consumidores (TORRES, 2009). Nesse sentido, o trabalho teve como objetivo geral analisar e comparar três campanhas publicitarias que se tornaram virais de sucesso. Metodologicamente, procedeu-se, inicialmente, a uma revisão de literatura, focando as seguintes bases conceituais: internet e o novo cenário de negócios; marketing digital; e marketing viral. Tendo por suporte a revisão da literatura, efetuou-se uma pesquisa tanto exploratória quanto descritiva, com caráter qualitativo, operacionalizada por meio de um estudo de caso de três campanhas publicitárias do banco Itaú que se tornaram virais de sucesso. Com isso, pôde-se compreender tanto o processo de elaboração dos vídeos quanto os resultados obtidos, contrastando-os aos conceitos, critérios e vantagens levantados pela literatura.