DETECÇÃO E CORREÇÃO DE SITUAÇÕES DE DEADLOCK NAS REDES DE PETRI

Autores

  • Luciane de Fatima Silva Faculdade de Computação - Universidade Federal de Uberlândia/MG
  • Geycy Dyany de Oliveira Lima Faculdade de Computação - Universidade Federal de Uberlândia/MG

Resumo

Em sistemas que compartilham recursos entre processos concorrentes podem ocorrer situações indesejáveis, tais como situações de deadlock. As redes de Petri, por ser um modelo formal e matemático, possibilitam a análise do sistema modelado de forma a encontrar os deadlock. Para que não haja comprometimento do desempenho esperado do sistema, o modelo do sistema deve ser analisado e os deadlock encontrados devem ser corrigidos. As situações de deadlock em redes de Petri estão relacionadas à existência de sifões que se esvaziam e controlar estes sifões é uma condição necessária para impedir que o sistema alcance as situações de deadlock. Para isto, propõe-se inserir um lugar adicional que controle o sifão, impedindo-o de ficar vazio. Este artigo apresenta as principais técnicas para detecção e correção de situações de deadlock em redes de Petri.

Biografia do Autor

Luciane de Fatima Silva, Faculdade de Computação - Universidade Federal de Uberlândia/MG

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Mestre em Ciência da Computação na mesma instituição, pesquisando na área de Engenharia de Software (2014). Atualmente cursa Doutorado em Ciência da Computação também na Universidade Federal de Uberlândia, com ênfase em Engenharia de Software e aplicabilidade em Inteligência Artificial.

Geycy Dyany de Oliveira Lima, Faculdade de Computação - Universidade Federal de Uberlândia/MG

Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (2009) e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (2014)

Downloads

Publicado

20/08/2015