QUALIDADE DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO DOM JOSÉ MAURO, UBERLÂNDIA-MG

Autores

  • Talita Lucas Belizário IFTM Uberlândia
  • Mara Alves Soares UFU - Universidade Federal de Uberlândia
  • Washington Luiz Assunção UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as propriedades físico-químicas e microbiológicas da água para fins de irrigação, no Projeto de Assentamento Dom José Mauro, na bacia hidrográfica do Ribeirão Douradinho, localizado no município de Uberlândia, MG. As amostras de água foram coletadas em 4 pontos, ao longo da represa, e analisada no período chuvoso da região, os parâmetros avaliados foram: sólidos suspensos e totais, turbidez, condutividade elétrica, pH, dureza, cloreto, oxigênio dissolvido, temperatura e microbiológico. Os resultados mostraram que os parâmetros físico-químicos estão adequados em relação aos padrões de qualidade de água para irrigação, exceto o microbiológico, cujas as amostras revelaram alto índice de contaminação, o que torna a água inapropriada para a irrigação.

Biografia do Autor

Talita Lucas Belizário, IFTM Uberlândia

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia. Endereço: Rua Promissão, 85 bloco 4 ap 101, bairro Gravatás, Uberlândia. E-mail: talita@iftm.edu.br. Telefone: (34) 9667-1237.

Mara Alves Soares, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia. Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica, bloco 1F.  E-mail: mara@fagen.ufu.br.  Telefone (34) 3810 1001 ramal 303.

Washington Luiz Assunção, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Geografia e Professor Permanente no Instituto de Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121, Santa Mônica, bloco 1H. E-mail: assuncao@ufu.br. Telefone: 3239-4169.

Downloads

Publicado

24/11/2014