PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO ÓLEO DE BABAÇU (Orbynea speciosa)

Autores

Resumo

A Orbynea Speciosa, é uma palmeira tropical, que chama atenção pelas suas propriedades medicinais, farmacológicas e cosméticas. Do fruto da palmeira, o babaçu, é extraído o óleo, cuja utilização se dá para fins de alimentação, tratamento de doenças e produtos de beleza e higiene. Sua aplicação se dá devido às suas propriedades hidratantes, antioxidantes e anti-inflamatórias, o que o torna promissor para o desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas e cosméticas, estimulando a investigação do seu potencial terapêutico e industrial. O objetivo foi realizar uma prospecção tecnológica do óleo de babaçu, analisando os pedidos de patente em bases nacionais e internacionais até o ano de 2025. Foram utilizadas as bases: INPI, Espacenet, PatentScope - WIPO, United States Patent and Trademark Office - USPTO, EPO Global Dossier e China National Intellectual Property Administration - CNIPA. O maior número de pedido foi encontrado na base WIPO, seguida da USPTO e EPO. Os resultados mostram que os depósitos de patente têm aumentado nos últimos anos, no entanto, em países tropicais como o Brasil, cuja produção de babaçu é feita em larga escala, a planta ainda é pouco explorada pela indústria, pois o número de pedidos é relativamente baixo, quando comparado a países como EUA, Canadá e da Europa. Quanto à Classificação Internacional de Patentes (CIP), observa-se que a A61K (preparações para fins médicos, odontológicos e de higiene) e a A61Q foram as que possuem maior número de pedidos. Conclui-se que é necessário avançar na exploração do babaçu em países cuja sua produção é expressiva, e que fica evidente a crescente global nos pedidos de depósito incluindo o óleo, afirmando seu potencial para o desenvolvimento de novos produtos para as indústrias de fármacos e cosméticos.

Biografia do Autor

José Calado da Quilenda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possuo graduação em Enfermagem pelo Instituto Superior Politécnico da Caála (2022), onde construí uma sólida base de conhecimentos teóricos e práticos em saúde, com ênfase no cuidado integral e na valorização da pesquisa científica como ferramenta de transformação social.Concluí duas pós-graduações lato sensu pela Faculdade Líbano (2025): Enfermagem em Urgência e Emergência e Docência do Ensino Superior e Enfermagem, formações que ampliaram minha atuação tanto na assistência em contextos críticos quanto na prática docente e acadêmica.Atualmente, sou mestrando em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), na linha de pesquisa Cuidado Humano e Educação em Saúde. Minha dissertação, intitulada TAXIFOLINA, um flavonoide de plantas medicinais, com potencial antinociceptivo e anti-inflamatório em modelos in vivo (zebrafish) e in silico, investiga alternativas inovadoras para o manejo da dor e da inflamação, integrando metodologias computacionais avançadas (virtual screening, molecular docking, ADMET) com experimentos em modelo alternativo de zebrafish adulto (Danio rerio).Integro o Laboratório de Ciências Biomédicas e Inovação (LCBI), grupo que aposta fortemente em abordagens in silico, participando de pesquisas interdisciplinares voltadas à bioprospecção de compostos naturais e ao desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.Tenho como propósito contribuir para o avanço da ciência em saúde, unindo a prática clínica à pesquisa translacional, com foco na descoberta de alternativas seguras e eficazes para condições de elevada prevalência, como dor crônica e inflamação.

Taylline das Mercês Gonçalves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Mestranda em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde - PPGES (UESB) (2024). Atuou em projeto de extensão na área de Endodontia intitulado Urgências Odontológicas: Abordagem clínica humanizada como desafio na saúde pública (UESB) (2023). Participou do programa de estágio na área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) na cidade de Jequié-BA (2023). Atuou como monitora da disciplina Clínica Odontopediátrica III (COP III) (2023); Odontologia em Saúde Coletiva I (OSC I) (2021); Clínica Odontológica I - Cirurgia (2021); Microbiologia (2019-2020) e Metodologia da Pesquisa Científica em Saúde I (2019). Colaborou enquanto presidente da LAMICRO - UESB (Liga Acadêmica de Microbiologia Oral) e Diretora de Mídias da mesma. Cooperou como Coordenadora de Finanças e Planejamento do Centro Acadêmico de Odontologia (CA UNOS Gestão 2020/2021 - UESB). Foi membro fundadora com cargo diretório de Secretária Geral da Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (LIDOM - UESB); membro da Liga Acadêmica do curso de Enfermagem - Urgência e Emergência (LACE-UE) - UESB e membro da diretoria com cargo de Tesoureira da Associação Atlética Acadêmica de Odontologia (A.A.A. INCISIVOS-UESB). Participou como voluntária de Iniciação Científica intitulada "Correlação entre padrão facial e relação sagital entre os arcos dentários de indivíduos com microcefalia no estágio da dentadura decídua." (2020-2021) e como bolsista de Iniciação Científica com tema: "Conhecimento e atitude de professores do ensino fundamental sobre traumatismo dentário." (2022-2023).

Wagner Rodrigues de Assis Soares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

É Doutor em Ciências Biomédicas pela Escola de Medicina do Instituto Italiano de Rosário (IUNIR - Argentina). Possui Mestrado em Genética, Biodiversidade e Conservação, pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui graduação em Ciências Farmacêuticas, com habilitação em Farmácia Clinica e Industrial pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atua como pesquisador adjunto ao Laboratório de Ciências Biomédicas e Inovaçãol da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacologia experimental (triagem farmacológica in silico, in vivo e in vitro), farmacologia bioquímica e molecular, química medicinal/computacional com ênfase em compostos ativos naturais e sintéticos com ênfase em inflamação, infecção e cancer. Atualmente é professor Titular A de Farmacologia e Patologia no Departamento de Saúde II da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia para cursos de graduação da área de Saúde e Orientador no Programa de Pós-graduação Strictu Sensu (M/D) em Ciências Biomédicas do Instituto Universitário Italiano de Rosário-IUNIR (Argentina), do Programa de Saúde e Enfermagem (M/D) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Capes 4), ministrando a disciplina (M/D): Ferramentas de Toxico-farmacologia in silico para validação de compostos ativos naturais, recombinantes e sintéticos; Coordena o grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq intitulado: Ciências Biomédicas e Inovação Farmacêutica (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2547047247609047) e o Laboratório de CIências Biomédicas e Inovação (LCBI) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

26/10/2025