ESTUDO SOBRE A EMISSÃO DA FUMAÇA PROVENIENTE DA QUEIMA INCOMPLETA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS EM CAMINHÕES EM FLUXO NA CIDADE DE MONTE CARMELO, MG, BRASIL
Resumo
A poluição do ar tem sido desde a primeira metade do século XX um grave problema nos centros urbanos industrializados, com a presença cada vez mais marcante dos automóveis e indústrias como fontes poluidoras. Nos centros urbanos, a poluição do ar provocada por veículos configura-se um importante problema ambiental, sendo um dos principais agentes causadores de transtornos e doenças em populações expostas aos contaminantes atmosféricos, bem como tem interferido com o equilíbrio do ecossistema através da intensificação do efeito estufa, chuva ácida e outros eventos agressivos à biosfera. Uma importante ferramenta para a fiscalização, principalmente no que se refere à emissão da fumaça preta, é a conhecida Escala Ringelmann que é a forma oficial, para a avaliação da fumaça emitida por motores à diesel, no país. Levando em consideração que a liberação irregular de fumaça preta pode gerar poluentes atmosféricos capazes de causar eventos toxicológicos adversos no homem e toda biota, o presente trabalho objetivou avaliar a intensidade de fumaça preta emitida por caminhões na cidade de Monte Carmelo-MG, Brasil, por meio da análise qualitativa da escala de Ringelmann. O presente estudo foi realizado por meio de pesquisa exploratória-descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, avaliando 194 caminhões em fluxo na cidade de Monte Carmelo. A emissão de fumaça preta foi analisada pela avaliação comparativa dos padrões colorimétricos de fumaça da Escala Ringelmann expressando os resultados em porcentagem de densidade da fumaça. Por meio da análise colorimétrica foi constatado que a grande maioria dos caminhões em fluxo na cidade de Monte Carmelo se encontram em irregularidade ao que diz respeito a emissão de fumaça preta (68,05%), estando acima da densidade de poluentes pré-estabelecidas pelos órgãos ambientais competentes.