NOÇÕES DE CONTABILIDADE NO GERENCIAMENTO PESSOAL: Benefícios para as finanças familiares

Autores

  • Dheralty Diniz Silva Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Maria Eduarda Vieira Campos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Cleidiane Gomes de Souza Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

É inegável que a qualidade de vida das pessoas está diretamente ligada à situação financeira do grupo familiar. A crescente busca pela satisfação do desejo consumista leva muitas famílias ao endividamento descontrolado e traz como consequência, na maioria dos casos, declínio financeiro. Diante disso, o estudo objetivou apresentar a importância da contabilidade na gestão financeira de pessoas físicas, de modo a demonstrar o funcionamento prático das referências contábeis. Para isso, foi apresentado um modelo de planejamento financeiro com finalidade de controle patrimonial, além da evidenciação das transações que afetam o fluxo de caixa, estruturação de um modelo de orçamento pessoal ou familiar. O trabalho teve uma abordagem qualitativa. Foi realizada uma revisão de literatura para embasamento teórico e foram elaboradas planilhas com valores fictícios para exemplificar um padrão financeiro, analisando as entradas e saídas quantificadas no fluxo de caixa. Concluiu-se que a utilização de instrumentos de planejamento financeiro adequados às reais necessidades pessoais e da família auxiliam no estabelecimento de metas de consumo, evitando a tomada de decisões imediatistas. Todos os integrantes da família devem estar envolvidos no planejamento, uma vez que isso possibilita um amadurecimento e compreensão da real situação financeira da mesma. Assim, após estabelecimento de metas e estratégias para alcançar um objetivo comum, o equilíbrio e a estabilidade financeira poderão ser alcançados.

Biografia do Autor

Dheralty Diniz Silva, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2023).

Maria Eduarda Vieira Campos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2022).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Especialista em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Bacharel em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Cleidiane Gomes de Souza, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). MBA em Controladoria de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP (2020). Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP (2019).

Downloads

Publicado

25/07/2025