ESTUDO SOBRE MARKETING DIGITAL NOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DE MONTE CARMELO – MG

Autores

Resumo

O marketing digital nos escritórios contábeis é uma tendência crescente que oferece inúmeras vantagens. A adoção de estratégias digitais aumentou a visibilidade on-line das empresas, atraiu novos clientes e criou uma comunicação eficaz com os clientes. Ferramentas como redes sociais, blogs e websites foram essenciais para a disseminação de conteúdo relevante e para a construção de uma imagem de autoridade no setor contábil. Diante disso, o estudo objetivou identificar os principais obstáculos à adoção do marketing digital nos escritórios de contabilidade de Monte Carmelo-MG. A metodologia de pesquisa adotada foi a mista, com tratamento dos dados de forma qualitativa e quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado para coletar informações sobre o perfil dos escritórios contábeis, o uso de ferramentas e percepções sobre o marketing digital, os obstáculos à sua adoção e as expectativas e necessidades dos escritórios. A análise dos dados identificou padrões e temas recorrentes, permitindo mapear os principais obstáculos à adoção do marketing digital e sugerir estratégias para superá-los. A pesquisa identificou que o maior obstáculo à plena integração do marketing digital nos escritórios de contabilidade de Monte Carmelo é a cultura organizacional e a falta de percepção de vantagens associadas às estratégias digitais. Em contrapartida, foi identificado que, nas empresas que utilizam as ferramentas digitais houve aumento de faturamento e atração e retenção de novos clientes, destacando a importância das estratégias digitais para o crescimento e sucesso desses negócios.

Biografia do Autor

Larissa dos Santos Costa, Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2025).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Administração pela UNIFUCAMP e Contabilidade pela instituição Cruzeiro do Sul. Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA. Especialista em Logística pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Especialista em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU. Docente nos cursos de Administração e Ciências Contábeis no Centro Universitário Mário Palmério.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Downloads

Publicado

14/07/2025