ESTUDO SOBRE MARKETING DIGITAL NOS ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DE MONTE CARMELO – MG
Resumo
O marketing digital nos escritórios contábeis é uma tendência crescente que oferece inúmeras vantagens. A adoção de estratégias digitais aumentou a visibilidade on-line das empresas, atraiu novos clientes e criou uma comunicação eficaz com os clientes. Ferramentas como redes sociais, blogs e websites foram essenciais para a disseminação de conteúdo relevante e para a construção de uma imagem de autoridade no setor contábil. Diante disso, o estudo objetivou identificar os principais obstáculos à adoção do marketing digital nos escritórios de contabilidade de Monte Carmelo-MG. A metodologia de pesquisa adotada foi a mista, com tratamento dos dados de forma qualitativa e quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado para coletar informações sobre o perfil dos escritórios contábeis, o uso de ferramentas e percepções sobre o marketing digital, os obstáculos à sua adoção e as expectativas e necessidades dos escritórios. A análise dos dados identificou padrões e temas recorrentes, permitindo mapear os principais obstáculos à adoção do marketing digital e sugerir estratégias para superá-los. A pesquisa identificou que o maior obstáculo à plena integração do marketing digital nos escritórios de contabilidade de Monte Carmelo é a cultura organizacional e a falta de percepção de vantagens associadas às estratégias digitais. Em contrapartida, foi identificado que, nas empresas que utilizam as ferramentas digitais houve aumento de faturamento e atração e retenção de novos clientes, destacando a importância das estratégias digitais para o crescimento e sucesso desses negócios.