O IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ADMINISTRAÇÃO 4.0: EFICIÊNCIA E INOVAÇÃO
Resumo
A quarta revolução industrial ou Indústria 4.0 é marcada pelo desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de genética, inteligência artificial, robótica, realidade aumentada, nanotecnologia, biotecnologia e moedas virtuais. Nessa indústria, a inteligência artificial permite aos sistemas aprender sozinhos a partir de uma programação inicial. É usada na identificação facial e de voz, em veículos autônomos e na automação de processos e serviços. O objetivo deste artigo é identificar as aplicações e impactos da inteligência artificial na Indústria 4.0. A Inteligência Artificial pode ser utilizada em: análise de dados; para identificar padrões de vendas, segmentação de clientes e sazonalidade; em automação de processos repetitivos e na análise de risco. Uma externalidade negativa causada na produção de bens e serviços pelo uso da IA é o desemprego, pois pessoas serão substituídas por máquinas inteligentes; outra, são os riscos com cibersegurança e a perda de habilidade humana, como a tátil. Atualmente, a Inteligência Artificial é utilizada nas organizações como ferramenta auxiliar na gestão pessoal. Nesta área, a IA traz como externalidade positiva para as empresas e empregados, melhora de bem-estar, tanto pessoal, quanto coletivo, no ambiente de trabalho, gerando como consequência aumento de produção. Além dos processos produtivos, a Inteligência Artificial também pode ser utilizada nas áreas de marketing e comunicação, e gestão financeira, através da automatização de processos como emissão de nota fiscal e boletos de cobrança, recebimento de clientes, pagamentos de fornecedores, bem como gerenciar os riscos dos processos internos e externos das empresas. Auxiliando na tomada de decisões e até mesmo como conselheiro de investimentos no mercado financeiro.