IMPACTOS CAUSADOS PELO USO DO CARTÃO DE CRÉDITO

Autores

  • Legiane Felizardo Silva Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Rhadyja Victória Pereira Marques Martins Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp
  • Paulo Victor Antônio Chaves Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp

Resumo

Os cartões de crédito fazem parte da rotina de inúmeras famílias brasileiras. O meio de pagamento se tornou uma realidade que se modernizada cada vez mais para proporcionar praticidade aos usuários. Porém, são vistos como fonte de incentivo ao consumismo, pois são ferramentas que facilitam o acesso ao mercado consumidor para os menos favorecidos, proporcionando maior poder aquisitivo. O cartão de crédito surgiu com o objetivo de atender as demandas e facilitar as despesas dos consumidores. O excesso de comodidades que o cartão de crédito oferece, causou um elevado descontrole nos gastos da população. Há evidências crescentes de que o uso de cartão de crédito contribui para o endividamento das famílias, e não é incomum que os cartões sejam vistos como vilões. Assim, o estudo objetivou apontar as causas e consequências do uso do cartão de crédito. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa bibliográfica, na qual foram consultados artigos e periódicos científicos, bem como teses, dissertações e monografias relacionadas ao tema, selecionados por meio do Google Acadêmico. Com o aumento das medidas de incentivo ao consumo e às compras, também houve um aumento no endividamento das famílias. É evidente a importância de os cidadãos adquirirem o máximo de conhecimento financeiro, estarem atentos aos riscos que a má gestão financeira representa e estabelecerem o controle de suas finanças e gastos, bem como dos fatores que os motivam a gastar, para evitar que os cartões de crédito passem de aliados a vilões, ocasionando uma dívida impagável.

Biografia do Autor

Legiane Felizardo Silva, Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – Unifucamp (2022).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Rhadyja Victória Pereira Marques Martins, Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – Unifucamp (2022).

Paulo Victor Antônio Chaves, Centro Universitário Mário Palmério - Unifucamp

Mestre em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Catalão (2023). MBA em Gestão Empresarial (2012) e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (2020) pela Fundação Carmelitana Mário Palmério; Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Mário Palmério (2009) e em Geologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2022).

Downloads

Publicado

19/05/2025