ASPECTOS DA GESTÃO CONTÁBIL NO E-COMMERCE

Autores

  • Priscila Antônia de Almeida Souza Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895

Resumo

Dada a comodidade e rapidez dos processos modernos de comércio, cada vez mais os indivíduos passaram a desempenhar atividades on-line. O comércio eletrônico conseguiu quebrar os paradigmas práticos do modelo tradicional, em que a presença era essencial para a negociação. Com o e-commerce tornou-se possível otimizar os pedidos de produtos e recebê-los nos estabelecimentos ou no conforto do lar. Logo, o estudo discorreu sobre a relação entre o comércio eletrônico e a importância da contabilidade regular, na gestão dos negócios on-line. Foi analisado que as empresas digitais têm as mesmas necessidades em relação às lojas físicas quando se considera o controle contábil, fiscal e ao aporte à tomada de decisões. Constatou-se que o contador é indispensável no sucesso de qualquer tipo de empresa, sobretudo nesse novo tipo de comércio que se apresenta promissor. Sabe-se que a contabilidade regular é de extrema importância para as entidades, seja para cunho gerencial ou fiscal. O que fica a desejar em relação ao assunto é a conscientização dos empreendedores em aceitar que a prática contábil é um investimento ao invés de uma despesa.

Biografia do Autor

Priscila Antônia de Almeida Souza, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2022).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

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Publicado

26/03/2025