ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL, BIOMASSA E COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA BASEADA NAS OPERAÇÕES REALIZADAS EM LEILÕES DA ANEEL

Autores

Resumo

Este estudo teve por objetivo realizar uma análise comparativa acerca dos resultados dos leilões em ambiente de contratação regulada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), referentes a duas fontes específicas de geração da energia elétrica, ou seja, biomassa e combustíveis fósseis. Foram analisadas as variáveis referentes à quantidade de lotes de energia vendidos, montantes previstos de investimento a ser realizado pelas entidades vendedoras de energia nos respectivos projetos de geração energética, intervalo de tempo compreendido entre o ano da realização do leilão e o início do fornecimento da energia, potência contratada e a respectiva garantia física,  e, ainda, o preço médio contratado por megawatt, de acordo com aquelas duas fontes de combustível, ao longo do período compreendido entre 2005 e 2017. Para tanto, foram utilizadas estatísticas descritivas, o teste não paramétrico de Wilcoxon-Mann-Whitney para amostras independentes e a análise de correlação. Entre outras evidências, foi possível conhecer quais estados detiveram os maiores volumes de operações e de investimentos envolvendo empreendimentos geradores de energia elétrica à base de biomassa e combustíveis fósseis; também foi possível constatar que o preço médio pago por megawatt de energia elétrica gerada a partir de combustíveis fósseis é estatisticamente maior que o valor pago pela energia elétrica gerada a partir de biomassa. Concluiu-se também que nenhuma das variáveis analisadas neste estudo apresentou correlação suficiente com o preço médio pago por megawatt de energia elétrica, quer seja pela energia produzida a partir de biomassa, quer seja pela energia gerada a partir de combustíveis fósseis.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carlo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). Especialização em Ciência de Dados e Big Data Analytics (2024). Especialização em Data Mining (2024). Especialização em Análise e Desenvolvimento de Sistemas em Python (2023). MBA em Controladoria e Finanças (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Fernando de Lima Caneppele, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP/FZEA)

Doutor em Agronomia - Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP/FCA (2011) e pós-doutorado pela UNESP (2018). Atua como professor  responsável  por disciplinas e orientador de mestrado e doutorado junto aos Programas de Pós-graduação em Agronomia - Energia na Agricultura e Agronomia -  Irrigação e Drenagem na Faculdade de Ciências  Agronômicas - UNESP/FCA. Atua como professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de  Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP/FZEA). e-mail: caneppele@usp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4498-8682.

Downloads

Publicado

13/02/2025