INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EMPRESARIAL: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Resumo
O conhecimento é um ativo muito importante para as organizações, pois conhecer bem os próprios processos pode ser o diferencial para a empresa que quer se tornar mais estratégica e competitiva. Justamente por ser tão relevante, existem inúmeros estudos e pesquisas que buscam torná-la mais eficiente e assertiva. Não raro, tecnologias emergentes são aplicadas à gestão do conhecimento com o intuito de facilitar o processo de coleta, armazenamento e socialização dos saberes empresariais, por esse motivo, este estudo busca explorar, através de revisão sistemática da literatura, como o uso da inteligência artificial, uma tecnologia em evidência atualmente, impacta na gestão do conhecimento nas organizações empresariais. Foram consultadas bibliografias publicadas entre os anos de 2000 e 2023, no total foram selecionados 9 trabalhos que demonstram que o uso de inteligência artificial impacta de forma relevante a gestão do conhecimento empresarial, permitindo a tomada de decisões mais assertivas. Verificou-se que não existe uma grande quantidade de estudos que abordam o tema, e mesmo nesses poucos trabalhos selecionados observa-se que não existe consenso entre os autores sobre os benefícios do uso de inteligência artificial para a gestão do conhecimento. Alguns autores destacam a necessidade de atenção para aspectos relevantes como o preparo necessário da equipe de trabalho para a adoção de novas tecnologias, os aspectos éticos e culturais envolvidos, e a importância de enfatizar que a tecnologia deve ser utilizada como suporte para as decisões tomadas por humanos.