TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
DESAFIOS E COMPETÊNCIAS PARA DOCENTES EM UMA SOCIEDADE DIGITAL
Resumo
Pretende-se por meio de uma revisão de literatura discutir a presença, diga-se irreversível, da tecnologia na sociedade e educação. Conjuntura que, embora possa ser abordada como questão contemporânea, se trata de um fator com implicações ontológicas que atingiu seu apogeu no século atual graças à rede mundial de computadores. Isto possibilitou às ferramentas digitais, alcance e penetrabilidade social, de forma a modificar profundamente a cultura, impondo uma nova forma de ensinar. Assim, busca-se debater sobre o proposto pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), ao listar 12 competências necessárias para docentes ao utilizarem a tecnologia de informação e comunicação na educação dispostas em 3 áreas de atuação, a saber: a pedagógica, a de cidadania digital e a área de desenvolvimento profissional. Estas estão sintetizadas em: saber usar a tecnologia em apoio às práticas pedagógicas, usá-la responsavelmente e para discutir a vida em sociedade, e utilizá-la como ferramenta para crescimento profissional. Visando colaborar com a consciência de que, embora inquestionável o fato de as TICs serem essenciais para a educação, sua implantação não é feita apenas sobre os ombros docentes e deve garantir equidade de acesso.