TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

DESAFIOS E COMPETÊNCIAS PARA DOCENTES EM UMA SOCIEDADE DIGITAL

Autores

  • DANIELI APARECIDA DA SILVA FUCAMP. FUNDAÇÃO ARMELITANA MÁRIO PÁLMERIO FACIHUS. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS. http://orcid.org/0000-0001-6733-0459
  • HUGO LEONARDO PEREIRA RUFINO IFTM (Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – Campus Uberaba
  • PAULA TEIXEIRA NAKAMOTO IFTM (professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro,

Resumo

Pretende-se por meio de uma revisão de literatura discutir a presença, diga-se irreversível, da tecnologia na sociedade e educação. Conjuntura que, embora possa ser abordada como questão contemporânea, se trata de um fator com implicações ontológicas que atingiu seu apogeu no século atual graças à rede mundial de computadores. Isto possibilitou às ferramentas digitais, alcance e penetrabilidade social, de forma a modificar profundamente a cultura, impondo uma nova forma de ensinar. Assim, busca-se debater sobre o proposto pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), ao listar 12 competências necessárias para docentes ao utilizarem a tecnologia de informação e comunicação na educação dispostas em 3 áreas de atuação, a saber: a pedagógica, a de cidadania digital e a área de desenvolvimento profissional. Estas estão sintetizadas em: saber usar a tecnologia em apoio às práticas pedagógicas, usá-la responsavelmente e para discutir a vida em sociedade, e utilizá-la como ferramenta para crescimento profissional. Visando colaborar com a consciência de que, embora inquestionável o fato de as TICs serem essenciais para a educação, sua implantação não é feita apenas sobre os ombros docentes e deve garantir equidade de acesso.

Biografia do Autor

DANIELI APARECIDA DA SILVA, FUCAMP. FUNDAÇÃO ARMELITANA MÁRIO PÁLMERIO FACIHUS. FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS.

Danieli Aparecida da Silva- Graduada em Tecnologia em Sistemas para Internet pela Fundação Carmelitana Mário Pálmerio – FUCAMP. 

Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares – Mestre em Tecnologia da Informação.

Downloads

Publicado

24/08/2024