GESTÃO EMPRESARIAL NA INDÚSTRIA 4.0

Planejamento Estratégico e Produtividade na Era Digital

Autores

  • Marcela Faleiros Côrtes Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0009-0004-4927-0025
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Deyse Souza Alves Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

A inovação tecnológica e os movimentos de globalização tornaram a evolução humana um processo rápido e cotidiano. As tecnologias transformaram a sociedade, remodelaram os meios e modos de produção e a distribuição de riquezas que foram absorvidas pelas organizações empresariais. Assim, o estudo abordou a gestão empresarial na Quarta Revolução Industrial, com foco no planejamento estratégico e na produtividade na era digital, dentro do panorama da sociedade tecnológica e seus efeitos na empregabilidade e rentabilidade do setor industrial. O objetivo foi apresentar estudos e abordagens teóricas sobre a importância da gestão empresarial e do planejamento estratégico na Indústria 4.0 para eficiência e efetividade dos processos produtivos da era digital, diante das demandas da sociedade tecnológica. A metodologia adotada foi a revisão de literatura com abordagem qualitativa. Ao final, ficou clara a necessidade de uma gestão empresarial que considere a importância da produtividade, do enriquecimento, da valorização e da manutenção do trabalho dos partícipes da Indústria 4.0, com especial atenção à relação homem-máquina. A partir do apresentado, foi possível concluir que a problematização envolvendo a gestão empresarial, o planejamento estratégico e o produtivo na era digital destaca, com ênfase necessária, os impactos da automação dos meios e processos de produção e seus efeitos sobre a empregabilidade, o que reflete, diretamente, na sociedade tecnológica.

Biografia do Autor

Marcela Faleiros Côrtes, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2023).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Administração pela UNIFUCAMP. Graduada em Ciências Contábeis pela instituição Cruzeiro do Sul. Graduanda em Pedagogia. Especialista em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA. Especialista em Logística pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Especialista em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Deyse Souza Alves, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

14/08/2024