CERTIFICAÇÃO DO CAFÉ

Contribuições ao Produtor, Consumidor e Desenvolvimento Sustentável

Autores

  • Vinícius Apolinário Mundim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0009-0004-4927-0025
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

No mundo, o café especial ganha cada vez mais espaço e, com isso, existem selos de certificação de qualidade para garantir credibilidade ao produto comercializado. As certificações atestam desde o manejo da produção sustentável até a prática orgânica. A certificação surgiu como uma alternativa para atrair consumidores, pois atua com práticas sustentáveis, visando o meio ambiente, na condição de trabalho dos agricultores e no consumo e qualidade do café, o que se tornou um diferencial na comprovação da qualidade. Logo, o objetivo da pesquisa foi identificar as vantagens que são percebidas após a adoção da certificação do café em relação ao produtor e ao consumidor, com base em estudos anteriores. O trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica com análise bibliométrica de literatura. Como contribuição do estudo, foi possível elencar informações aos produtores rurais com a finalidade de mostrar resultados positivos na economia, na gestão social e ambiental da cafeicultura. Os resultados obtidos revelaram uma variedade de certificações presentes na cadeia de produção cafeeira. Dentre elas, destacam-se o Fairtrade (comércio justo), cafés orgânicos, Rainforest Alliance, UTZ Kapeh, Indicação Geográfica, BSCA, 4C, Certifica Minas, Kosher, Bird Friendly, Nespresso AAA, Starbucks C.A.F.E practices e Globalgap. Isso ressaltou a abrangência e complexidade das abordagens certificadoras adotadas pelos produtores. Concluiu-se que a certificação proporciona benefícios tanto para os produtores rurais quanto para os consumidores e a sociedade em geral. Vale ressaltar que os custos associados à certificação foram identificados como o principal ponto crítico a ser considerado.

Biografia do Autor

Vinícius Apolinário Mundim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduando em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP.

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Administração pela UNIFUCAMP e Contabilidade pela instituição Cruzeiro do Sul. Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA. Especialista em Logística pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Especialista em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU. Professora do curso de Administração na UNIFUCAMP.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

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Publicado

04/08/2024