DESAFIOS CONTÁBEIS EM EMPRESAS STARTUPS

Autores

  • Pedro Henrique Nascimento Silva Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0009-0004-4927-0025
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Maria Gabriela Amorim Santos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

A evolução tecnológica originou novos modelos empresariais para atender as necessidades mercadológicas. Um desses modelos, denominado startup, está intimamente ligado a inovação digital e tecnológica. A contabilidade é crucial para todos os tipos de empresas, inclusive para as startups, pois oferece uma visão financeira clara e ajuda na tomada de decisões. Logo, o estudo objetivou investigar as vantagens competitivas da adoção de contabilidade regular em empresas startups, além de demonstrar a importância da contabilidade gerencial no apoio à tomada de decisões. Startups são empresas inovadoras e enfrentam desafios como falta de recursos e a concorrência. Já, a contabilidade é definida como o registro e análise dos fatos e alterações patrimoniais para orientar decisões econômicas. Em empresas iniciantes, a prática contábil tende a manter as finanças organizadas além de auxiliar na atração de investidores. Os desafios contábeis incluem a gestão adequada do fluxo de caixa, a contabilização de transações complexas e a avaliação de ativos intangíveis, além da escassez de profissionais especialistas nas particularidades do segmento mercadológico. A contabilidade adequada resulta em uma gestão financeira eficaz, previsão de fluxo de caixa, decisões informadas e conformidade. Investir em softwares específicos e serviços contábeis especializados pode ser crucial para o sucesso em longo prazo das empresas startups.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Nascimento Silva, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP (2023).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Administração pela UFU. Graduada em Administração pela UNIFUCAMP. Graduada em Ciências Contábeis pela instituição Cruzeiro do Sul. Graduanda em Pedagogia. Especialista em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA. Especialista em Logística pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Especialista em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Maria Gabriela Amorim Santos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2024).

Downloads

Publicado

04/08/2024