IMPORTÂNCIA DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO PARA A ECONOMIA BRASILEIRA

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Resumo

As cooperativas de crédito são instituições financeiras sem fins lucrativos. Os benefícios aos cooperados são proporcionados principalmente pela diferença de taxas e outros serviços prestados e dos resultados financeiros repartidos aos cooperados em forma de sobras. O objetivo do estudo foi mostrar a importância das cooperativas de crédito para a economia nacional. A metodologia aplicada ao desenvolvimento se fez por meio de uma pesquisa bibliográfica, em que foram selecionados artigos e livros relacionados ao tema abordado, selecionados por meio de buscas nas plataformas do Google Acadêmico e SciELO. As cooperativas de crédito no Brasil representam uma pequena parcela do mercado, com menos de 5% do total de ativos do sistema financeiro nacional, mas têm crescido significativamente em número e atividade ao longo dos anos. O setor cooperativo tem uma representação única para a sociedade, pois possibilita a promoção da adoção de recursos privados com menor custo. Por representar iniciativas desenvolvidas diretamente pela população, é importante para o desenvolvimento local, especialmente para a formação de poupança e financiamento para as empresas. Elas oferecem vantagens óbvias de geração de empregos e distribuição de receita. Concluiu-se que o cooperativismo de crédito é relevante e continuará crescendo, não só em nosso país, mas também no mundo, pois a cooperação é uma forma de trabalho cujo objetivo principal não é o lucro, mas sim a ajuda mútua e o desenvolvimento de todos os associados.

Biografia do Autor

Aline Marra Oliveira, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2022).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduada em Administração pela UNIFUCAMP. Graduada em Ciências Contábeis pela instituição Cruzeiro do Sul. Graduanda em Pedagogia. Especializando em Inspeção, Supervisão e Gestão Escolar pela UNIFUCAMP. Especialista em Gestão, RH e Marketing pela UNIESSA. Especialista em Logística pela Faculdade Pitágoras. Especialista em Gestão Pública pela UFU. Especialista em Empreendedorismo e Finanças pela FAVENI. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU. Doutoranda em Administração pela UFU.

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Publicado

15/04/2024