FRAUDES NA CONTABILIDADE

Análise do caso Enron Corporation e as repercussões cinematográficas sobre a profissão contábil

Autores

  • Rhadyja Victória Pereira Marques Martins Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Maria Gabriela Amorim Santos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

O termo fraude é usado para descrever qualquer ato ou omissão intencional que tem como resultado um dano financeiro para a entidade, indivíduo ou para um grupo. Conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade destinadas a normatizar a auditoria independente de demonstrações contábeis, a adulteração de documentos, omissão ou manipulação de transações é característica do conceito fraude, o qual é uma prática antiética que resulta em graves consequências. Logo, um dos maiores escândalos mundiais relacionados à fraude contábil foi o marco para a normatização atual. No ano de 1985 foi fundada uma das maiores companhias de energia e gás natural nos Estados Unidos, na cidade de Houston, no estado do Texas, a Enron Corporation. A companhia marcou de forma significativa o início do terceiro milênio pelas diversas investigações criminais decorrentes de fraudes contábeis praticadas com conivência da empresa de auditoria externa Arthur Andersen. A realidade das consequências desses atos criminosos em relação aos investidores e desempregados da Enron é exposta em dois filmes, sendo “As loucuras de Dick e Jane”, que contou a história de uma forma cómica, e no documentário “Enron: os mais espertos da sala”. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar o impacto resultante de um dos maiores casos de fraude contábil, com base na abordagem cinematográfica do caso Enron. A pesquisa revelou os impactos causados quando alguma atividade ilícita é cometida, neste caso, as fraudes contábeis. O assunto é de extrema importância já que as consequências da utilização de índices desta natureza afetam de forma direta a todos as partes envolvidas causando má interpretação nas demonstrações contábeis por falta ou omissão de informações verídicas. Com a falência de grandes empresas, toda uma região é prejudicada, com altos índices de desemprego e crises econômicas, forçando os entes governamentais a desenvolverem políticas públicas para absorver os impactos sociais.

Biografia do Autor

Rhadyja Victória Pereira Marques Martins, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2022).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Maria Gabriela Amorim Santos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2024).

Downloads

Publicado

23/03/2024