ANÁLISE DA SITUAÇÃO DAS COMPANHIAS AÉREAS APÓS A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Maicon Tomaz da Cunha Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Maria Gabriela Amorim Santos Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe diversos impactos negativos sobre a economia mundial, em vários segmentos, incluindo os setores de aviação e turismo, que foram muito afetados, principalmente pelo fato de serem consideradas atividades com alto risco de disseminação do vírus. Com o reconhecimento do estado de calamidade pública diversas fronteiras foram fechadas para estrangeiros. Os aeroportos foram fechados para operações internacionais, diversos voos foram cancelados. Frotas inteiras de aviões ficaram estacionadas em solo. Logo, o objetivo do estudo foi analisar a situação das companhias aéreas durante e após a pandemia, identificando os impactos causados e os pontos mais afetados. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Os materiais utilizados foram coletados e selecionados por meio de publicações eletrônicas em buscas realizadas no Google Acadêmico. O setor aéreo, composto pelas agências de turismo, fabricantes de aeronaves, comissariado, empresas de alimentação e outras, foi um dos mais afetados pela pandemia mundial. As companhias aéreas sofreram elevadas perdas do valor de mercado nas bolsas mundiais, devido ao grande número de cancelamentos, alteração de datas de viagens e redução da compra de passagens aéreas devido ao fechamento de fronteiras e restrições de locomoção. As limitações sancionadas pelos governos levaram as companhias a tomarem medidas como redução de salários e interrupção do transporte de passageiros em larga escala. Houve a redução das frotas, de passageiros, do volume de cargas transportadas e, como consequência, a diminuição de salários de funcionários.

Biografia do Autor

Maicon Tomaz da Cunha, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP (2021).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Doutoranda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás, campus Catalão (2018). Pós-graduada em Auditoria Contábil pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019). Graduada em Administração pela Fundação Carmelitana Mário Palmério (2010). Graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade Cruzeiro do Sul (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Maria Gabriela Amorim Santos, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2024).

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Publicado

10/03/2024