O IMPACTO DA PANDEMIA NO SEGMENTO DE VESTUÁRIO E DA INDÚSTRIA TÊXTIL
Resumo
O objetivo do estudo foi expor, de forma esclarecedora, a análise de como a pandemia afetou os elementos financeiros, o planejamento estratégico e as novas formas de venda e comercialização de roupas das empresas das cidades brasileiras e quais os impactos no funcionamento das mesmas. Foi abordado um breve contexto histórico sobre a indústria têxtil e as alternativas seguidas pelas empresas do segmento para suavizar as dificuldades durante o período em que vestuário não é considerado essencial. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caráter exploratório e qualitativo do acervo científico sobre o tema. Com todas as informações conseguiu-se verificar os pontos positivos e negativos e o que pôde ser utilizado a médio e longo prazo pelas empresas de pequeno e médio porte para minimizar os efeitos pandêmicos. A pandemia do coronavírus impactou fortemente a indústria da moda e o comércio de vestuários, o que forçou as empresas do setor a abandonarem práticas industriais defasadas e desenvolverem novas estratégias para manter as atividades. Com a análise dos estudos selecionados no grupo foco, algumas alterações sugeridas foram relacionadas à comercialização online, que mantinha a venda, porém, sem contato físico. O setor de vestuário talvez tenha sido o mais impactado pelo isolamento social, pois, durante a crise sanitária as pessoas continuaram a consumir bens de primeira necessidade, porém, passou a ser desnecessário comprar roupas e sapatos novos.