O IMPACTO DA PANDEMIA NO SEGMENTO DE VESTUÁRIO E DA INDÚSTRIA TÊXTIL

Autores

  • Erica Moreira Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Resumo

O objetivo do estudo foi expor, de forma esclarecedora, a análise de como a pandemia afetou os elementos financeiros, o planejamento estratégico e as novas formas de venda e comercialização de roupas das empresas das cidades brasileiras e quais os impactos no funcionamento das mesmas. Foi abordado um breve contexto histórico sobre a indústria têxtil e as alternativas seguidas pelas empresas do segmento para suavizar as dificuldades durante o período em que vestuário não é considerado essencial. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caráter exploratório e qualitativo do acervo científico sobre o tema. Com todas as informações conseguiu-se verificar os pontos positivos e negativos e o que pôde ser utilizado a médio e longo prazo pelas empresas de pequeno e médio porte para minimizar os efeitos pandêmicos. A pandemia do coronavírus impactou fortemente a indústria da moda e o comércio de vestuários, o que forçou as empresas do setor a abandonarem práticas industriais defasadas e desenvolverem novas estratégias para manter as atividades. Com a análise dos estudos selecionados no grupo foco, algumas alterações sugeridas foram relacionadas à comercialização online, que mantinha a venda, porém, sem contato físico. O setor de vestuário talvez tenha sido o mais impactado pelo isolamento social, pois, durante a crise sanitária as pessoas continuaram a consumir bens de primeira necessidade, porém, passou a ser desnecessário comprar roupas e sapatos novos.

Biografia do Autor

Erica Moreira, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP (2021).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU. Professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis no Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestre em Gestão Organizacional pela UFG-Catalão. Coordenadora e professora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis no Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP.

Downloads

Publicado

09/07/2023