RETENÇÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Elizângela Martins Silva Centro Universitário Mário Palmério
  • Simone Teles da Silva Costa Centro Universitário Mário Palmério
  • Dênia Aparecida de Amorim Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP https://orcid.org/0000-0001-5976-3895
  • Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges Centro Universitário Mário Palmério
  • Paulo Victor Antônio Chaves Centro Universitário Mário Palmério

Resumo

Com as mudanças decorrentes da globalização e avanço tecnológico e a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, as empresas estão empenhadas a praticar ações de retenção de talentos, a fim de capacitar excelentes profissionais e proporcionar a expansão, o crescimento das atividades de negócios e a competitividade das empresas. Além das mudanças perfil dos candidatos no mercado de trabalho, as organizações estão passando pela mesma situação, visto que a implantação de tecnologia inovadora, especialização em linguagens e aperfeiçoamento nos conhecimentos são fortes requisitos para exigência de elevados parâmetros curriculares. Com isso, o objetivo do estudo foi identificar as estratégias usadas para a retenção de talentos, as medidas adotadas pelas organizações, de modo a proporcionar qualidade de serviço aos clientes, além de beneficiar os colaboradores com as oportunidades de crescimento e vantagens diante do mercado competitivo. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, com informações selecionadas a partir de pesquisas em repositórios de dados online como o Google Acadêmico. Foi possível identificar que as organizações oferecem aos colaboradores benefícios como incentivos, treinamentos e especializações, impulsionando-os no desenvolvimento profissional e pessoal. Com isso é possível manter os funcionários interessados e engajados em prestar serviços excelentes, que tendem a fidelizar os clientes. As ações de retenção de talentos têm diminuído os altos índices de rotatividade e, com isso, os prejuízos empresariais, mostrando aspectos cada vez mais positivos.

Biografia do Autor

Elizângela Martins Silva, Centro Universitário Mário Palmério

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP (2021).

Simone Teles da Silva Costa, Centro Universitário Mário Palmério

Mestre em Gestão Organizacional pela UFG-Catalão.

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Mayara Abadia Delfino dos Anjos e Borges, Centro Universitário Mário Palmério

Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela UFU.

Paulo Victor Antônio Chaves, Centro Universitário Mário Palmério

Mestrando em Gestão Organizacional pela UFCAT.

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Publicado

09/07/2023