RETENÇÃO DE TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo
Com as mudanças decorrentes da globalização e avanço tecnológico e a falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, as empresas estão empenhadas a praticar ações de retenção de talentos, a fim de capacitar excelentes profissionais e proporcionar a expansão, o crescimento das atividades de negócios e a competitividade das empresas. Além das mudanças perfil dos candidatos no mercado de trabalho, as organizações estão passando pela mesma situação, visto que a implantação de tecnologia inovadora, especialização em linguagens e aperfeiçoamento nos conhecimentos são fortes requisitos para exigência de elevados parâmetros curriculares. Com isso, o objetivo do estudo foi identificar as estratégias usadas para a retenção de talentos, as medidas adotadas pelas organizações, de modo a proporcionar qualidade de serviço aos clientes, além de beneficiar os colaboradores com as oportunidades de crescimento e vantagens diante do mercado competitivo. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, com informações selecionadas a partir de pesquisas em repositórios de dados online como o Google Acadêmico. Foi possível identificar que as organizações oferecem aos colaboradores benefícios como incentivos, treinamentos e especializações, impulsionando-os no desenvolvimento profissional e pessoal. Com isso é possível manter os funcionários interessados e engajados em prestar serviços excelentes, que tendem a fidelizar os clientes. As ações de retenção de talentos têm diminuído os altos índices de rotatividade e, com isso, os prejuízos empresariais, mostrando aspectos cada vez mais positivos.