A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL NOS ESCRITÓRIOS DE CONTABILIDADE

Autores

Resumo

O marketing digital é um fenômeno mundial e engloba a utilização da internet, das mídias e redes sociais como ferramentas de marketing. Sendo assim, este estudo objetivou demonstrar se os profissionais da área contábil e as empresas prestadoras de serviços contábeis utilizam o marketing digital para atrair novos clientes. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um estudo exploratório que consistiu em vasculhar as redes sociais em busca de páginas vinculadas aos escritórios contábeis analisados como amostra. Para definição das empresas a serem pesquisadas utilizou-se o critério demográfico com a delimitação dos escritórios de contabilidade do município de Monte Carmelo-MG. A pesquisa foi feita nas mídias sociais Google e Instagram. Os primeiros resultados foram encontrados ao se digitar no Google "Escritórios de Contabilidade em Monte Carmelo”. Foram encontrados 17 escritórios contábeis situados no município de Monte Carmelo que utilizam o Google para divulgar os seus serviços contábeis. Na segunda pesquisa buscou-se descobrir se os escritórios de contabilidade de Monte Carmelo encontrados na busca do Google possuem site oficial. Os resultados mostraram que dos 17 escritórios, apenas cinco possuem site. A terceira pesquisa mostrou se os escritórios de contabilidade de Monte Carmelo encontrados na busca do Google possuem também um perfil oficial no instagram. Os dados mostraram que apenas seis destes escritórios possuem conta nesta rede social. Com isso, concluiu-se que o marketing digital não é muito utilizado pelos escritórios contábeis da cidade de Monte Carmelo, pois algumas das principais ferramentas de marketing digital, como o Instagram, Google e sites institucionais, são pouco utilizadas pelos escritórios de contabilidade da cidade.

Biografia do Autor

Maxsuel Junior Cardoso, Centro Universitário Mário Palmério

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Downloads

Publicado

09/07/2023