PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

Autores

Resumo

O planejamento estratégico é uma ferramenta para todas as empresas, pois permite o melhor controle das atividades, além de identificar setores que necessitam de mudanças, simplificar certas tomadas de decisões, auxiliar na otimização dos lucros e ajudar a prever problemas futuros, auxiliando na permanência no mercado tanto no curto quanto no longo prazo. Foi percebido, por meio da análise de pesquisas anteriores, que mesmo o planejamento estratégico não sendo algo obrigatório para pequenas empresas, mas pode ser o diferencial em comparação aos concorrentes que não aderem tal ferramenta, principalmente no quesito permanência no mercado ou crescimento organizacional. O estudo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica com pesquisa em estudos anteriores e análise qualitativa. Um bom planejamento estratégico funciona como uma projeção futura de onde se deseja chegar, com isso em mente serve como um norteador, o que torna mais fácil analisar quais caminhos seguir e quais decisões tomar, com análise de impactos gerados pelas escolhas.  Apesar das diferentes formas de pensamento, destaca-se a importância da existência de um planejamento estratégico independente da organização. Por meio dos trabalhos encontrados percebeu-se que muitas empresas ainda não o conhecem, ou seja, é possível que muitas empresas não tenham noção da importância e nem dos benefícios propiciados pelo planejamento adequado, além de que estratégias mercadológicas podem proporcionar o bom funcionamento da organização. Isso é algo preocupante, pois além de auxiliar na permanência no mercado, tal ferramenta também oferece outros inúmeros benefícios, como o auxílio na otimização dos lucros, algo buscado por todas as empresas, independente do setor.

Biografia do Autor

João Neto Batista Silva, Centro Universitário Mário Palmério - UniFucamp

Bacharel em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Mário Palmério – UNIFUCAMP (2021).

Dênia Aparecida de Amorim, Centro Universitário Mário Palmério - UNIFUCAMP

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Bacharel em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2018) e MBA em Gestão Empresarial (2012) pelo Centro Universitário Mário Palmério – UniFUCAMP.  Especialização em Gestão Pública (2016) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI e em Contabilidade Pública e Auditoria pela Faculdade Instituto Brasil de Ensino - IBRA (2020).

Downloads

Publicado

28/03/2023