A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL PARA AS ORGANIZAÇÕES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Resumo
Com o objetivo de avaliar o departamento pessoal (DP) para as organizações e sua importância nos processos da empresa relativos as rotinas trabalhistas, demonstra ao longo do estudo, que que o DP representa para as organizações, sendo essencial ao funcionamento e manutenção, pois é responsável por gerenciar as atividades burocráticas que envolvem os colaboradores, como também comprometer a gestão e planejamento para que não ocorram falhas nas tarefas que envolvam habilidades e competências dos colaboradores. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada uma pesquisa descritiva, submetendo a finalidade em descrever as características de um fenômeno, estabelecendo relações entre variáveis sem manipulação dos dados obtidos. Essa pesquisa visa apresentar a importância do departamento de pessoal no cenário contábil por meio da criação de perspectiva de desenvolvimento de pessoas, alinhamento de propósitos e das práticas de gestão. Ao aproximar os processos da empresa relativos a rotina de pessoal, percebe-se que não há apenas os cuidados com a documentação pessoal dos colaboradores, mas também as noções práticas da contabilidade na medida em que há o atendimento da legislação trabalhista, orientações estratégicas para melhor aproveitamento da mão de obra, valorização e motivação dos indivíduos que exercem diariamente as atividades em uma empresa. O DP envolve a execução de políticas e regulamentos, além de fatores motivacionais interligados à segurança, ordem, regras e comportamento. Essa consideração por parte das obrigações, deveres e direitos, consolida o DP como organização que presencia princípios e estilos de tomada de decisão, tendo em vista as atividades exercidas pelos colaboradores e como finalidade básica proporcionar competências e produtividade.